Bolsas

Bolsas

As principais FONTES DE RECURSOS financeiros que têm estimulado os trabalhos de pesquisa no Programa são a própria CAPES, o CNPq e a FAPESP. Recentemente, tem sido possível contar com o apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Por conta dessa maior aproximação com essa Secretaria, o Programa conta indiretamente com os recursos desse órgão estadual por meio das bolsas de estudos de mestrado e doutorado que os professores da Rede Estadual de Ensino, discentes do Programa, recebem.

As demais bolsas de estudo concedidas ao Programa vêm da CAPES (Programa de Demanda Social – DS), do CNPq e da FAPESP. Da CAPES o Programa recebe 16 bolsas DS, sendo 07 para o mestrado e 09 para o doutorado. Do CNPq, o Programa recebe apenas 01 bolsa de mestrado. Todas as bolsas estão sendo utilizadas pelos discentes. Para selecionar os bolsistas o Programa possui uma comissão fixa de bolsa composta pelo coordenador, três docentes e um discente com critérios que levam em conta, dentre outros aspectos, a produção intelectual na área de conhecimento coerente à do programa e suas linhas. O programa também conta com 11 alunos que recebem bolsa da FAPESP.

Estes são os alunos que estão recebendo atualmente:

Bolsa CAPES-DS: DOUTORADO: Alessandra Ferreira de Oliveira, Fernanda Consoni, Kelly Cristina de Oliveira, Luciana Pissolato de Oliveira, Luiz André Neves de Brito, Renira Appa de Moraes Cirelli, Simone Ribeiro de Ávila Veloso, e Solange Peixe Pinheiro de Carvalho. MESTRADO: Alice Pereira Santos, Ana Cláudia de Ataíde Almeida Mota, Claudia Bergamini, Daniela Silveira Miranda, Graziela Alves Leite, Paula da Costa Souza, e Rafael Barreto Prado. 

Bolsa CNPq: MESTRADO: Daniel Oliveira Pires

Bolsistas FAPESP: DOUTORADO Ana Maria Ribeiro de Jesus, Bruno Oliveira Maroneze, Cátia Schreiner, Cleide Lúcia da Cunha Rizério e Silva, Eliane Simões Pereira, Flávia Sílvia Machado Ferraz, Hosana dos Santos Silva, Martha Francisca Maldonado Bueno da Silva, Nilsa Areán-García, Phablo Roberto Marchis Fachin, Renata Ferreira Costa. MESTRADO: Eduardo Ferreira dos Santos, Giovanna Ike Coan, Priscilla Barbosa Ribeiro, Rafaela Baracat Ribeiro,
Talita Rodrigues da Silva, Vanessa Regina Duarte Xavier.

Para a utilização da verba PROAP o Programa, que recebeu em 2009 a quantia de R$ 44.600,00 em 04 parcelas fixas, elabora um orçamento para utilização da referida verba, suprindo gastos com i) auxílio para desenvolvimento de estudos e pesquisa, ii) material de consumo, iii) passagem e despesas com locomoção, iv) serviços de terceiros pessoa jurídica, v) diárias, vi) auxílio.  Recursos individuais são obtidos junto a instituições como o Ministério de Educação, Editoras, Escolas e IES particulares, além de algumas instituições internacionais que apoiam pontualmente alguma pesquisa. O Projeto história do português paulista (PHPP- Projeto caipira), projeto temático de equipe FAPESP (Proc. 06/55944-0), conta com duas salas informatizadas, como sede própria dentro do campus da USP, para a realização das tarefas dos pesquisadores envolvidos.