Pós-Graduação

O DLCV credencia programas de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa; Letras Clássicas; Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; e mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS).

A maior parte desses programas foi instituída nos anos de 1970 e 1971, os mais antigos cursos de pós-graduação stricto sensu do país nessas áreas, à exceção de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, criado em 1994. Desde 2013, o Departamento abriga um dos 59 polos do mestrado profissional em Letras, vinculado à Rede Nacional do PROFLETRAS. Nacionalmente são reconhecidos por oferecer formação de excelência, visando a transformar alunos em cidadãos críticos e atuantes junto à sociedade e em agentes transformadores pela educação.

Os cinco programas acadêmicos contemplam o mestrado e o doutorado, com um corpo docente fixo de aproximadamente cem professores, e, em constante expansão, contam com mais de 500 alunos ativos e convênios com diversas instituições nacionais e estrangeiras. Atualmente, o DLCV mantém acordos de cooperação internacional com universidades da Alemanha, Angola, Argentina, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, França, Espanha, Hungria, Índia, Itália, México, Moçambique, Portugal, Reino Unido, Romênia e Rússia.

Os processos seletivos de ingresso na pós-graduação baseiam-se em critérios objetivos e transparentes, expostos on-line e divulgados publicamente, quais sejam: prova de língua estrangeira (comumente, uma estrangeira para o mestrado, e duas para o doutorado), prova específica escrita, julgamento de projeto de pesquisa e entrevista com uma banca de professores do programa. Admite também alunos especiais duas vezes ao ano, que cursam suas disciplinas como experiência para um ingresso ulterior.

Promovendo cursos, seminários, congressos e palestras, muitos com a presença de professores convidados do Brasil ou do exterior, todos os programas possuem agendas durante o ano inteiro, de maneira que o compartilhamento dos saberes possa contemplar a todos os interessados, indistinta e amplamente.

Os programas de pós-graduação do Departamento são avaliados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, do Ministério da Educação, e conta com apoio permanente das agências financiadoras Fapesp, Capes e CNPq:

·Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Nota 5)

·Filologia e Língua Portuguesa (Nota 4)

·Letras Clássicas (Nota 4)

·Literatura Brasileira (Nota 5)

·Literatura Portuguesa (Nota 4)

·Profletras – Mestrado Profissional em Letras - USP (Nota 4)

Para obter informações sobre cada um dos programas acesse 'Programas' em nosso menu.

​​​​​​

 

Coordenadores da Pós-graduação

 

Área Coordenadores E-mail
Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

Emerson da Cruz Inácio

RDs: Oluwá Seyi Salles Bento e Viviane Lopes

ppestudoscomparados@usp.br
Filologia e Língua Portuguesa

Phablo Roberto Marchis Fachin

RDs: Clara Beatriz Haag e Antonio Rafael Marçal da Silva

flp@usp.br
Letras Clássicas

Giuliana Ragusa

RD: Juarez Oliveira

gragusa@usp.br
Literatura Brasileira Erwin Torralbo Gimenez
RD: Mariana Diniz Mendes
torralbo@usp.br
Literatura Portuguesa

Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin

RD: Nicole Guim de Oliveira

ppgliteraturaportuguesa@usp.br
Profletras

Mariângela de Araújo

RD: Paula Rosiska

profletrasusp@usp.br

Caso encontre problemas para realizar downloads de documentos em nosso site, recomendamos não utilizar o Google Chrome. Utilize outro navegador

http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/inline-images/APOIO%20DISCENTE.png

http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/inline-images/APOIO%20DOCENTE.png

editais de selecao mestrado e doutorado

editais bolsa

http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/inline-images/Quadro%20das%20disciplinas%20template%202.png

http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/inline-images/APOIO%20ALUNO%20ESPECIAL.png