Editais de Bolsas - CAPES / CNPq

SELEÇÃO DE BOLSISTAS:

Mestrado / Doutorado / Pós-Doutoramento

PARA EDITAIS E INFROMAÇÕES ESPECÍFICAS, ACESSE ABAIXO O BLOCO DO PROGRAMA DE INTERESSE.

Os Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, cujos cursos são reconhecidos, oferecem, por meio das respectivas agências de fomento, bolsas Capes/Demanda Social e CNPq para alunos de mestrado e doutorado, além de bolsas Capes/PNPD exclusivas para pesquisadores de Pós-Doutoramento. Todavia, dado que o numero de bolsas não atende à alta demanda de alunos matriculados e de pesquisadores de pós-doutoramento, a seleção é realizada segundo critérios adotados por cada programa, devidamente amparados nos regulamentos das agências de fomento.

Dessa forma, os programas publicam editais periodicamente para selecionar e criar listas de classificação para concessão de bolsas. Assim, sempre que há vacância de bolsas, conforme os alunos vão titulando ou cessando o período aquisitivo, os classificados vão sendo convocados para  a concessão/implementação.

Disponibilizamos legislação para consulta, bem como sites da Capes e do CNPQ onde é possível verificar  alguns,  dados tais como tipos de bolsas, valores etc:

Portaria 76-2010 Capes - Regulamento do Programa de Demanda Social

Nota-POC 2010 - sobre vínculo empregatício e acúmulo de bolsa_notacapescnpq-pdf

Bolsas e Auxílios - Capes    Termo de Compromisso DS/Capes

Bolsas e Auxílios - CNPq     Termo de Compromisso CNPq     Documento Ciência

Alternativamente, muitos alunos buscam outras agências de fomento para a obtenção de bolsas, aqui destacada a Fapesp.- Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que nos últimos anos têm exercido um papel fundamental no apoio aos nossos docentes e alunos. Neste caso, cabe ao aluno todos os contatos e providências, cujo site disponibilizamos para informações:  

https://fapesp.br/

 Dúvidas e informações: posdlcv@usp.br

http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/inline-images/BOLSAS%20ECLLP1.png