Membros:
Prof. Dra. Patricia J. Carvalhinhos
Início:
Situação: em andamento
Descrição:
É um projeto autônomo e, ao mesmo tempo, visceralmente unido ao projeto ATPor. Surgiu da necessidade de se demorar mais detalhadamente no quesito critérios quando da coleta de dados, refletindo sobre alguns conceitos relacionados à simbiose elemento genérico / topônimo.
A coleta realizou-se em um repertório toponímico criado a partir de bases cartográficas (escala 1:50.000). Quando se levanta o topônimo diretamente na base cartográfica o próprio toponimista identifica (pelo conjunto de signos verbais e não verbais) o que é genérico e o que é topônimo. O modo de apresentação do topônimo, neste caso particular do repertório, conduz à necessidade de se discutir a condição do genérico e elementos como toponimização do elemento geográfico, entre outros conceitos básicos.
Do ponto de vista teórico, a interface utilizada é a lexicologia e a terminologia.
Objeto: sintagma toponímico português e desdobramentos.
Objetivo geral: Tratamento da totalidade de topônimos presentes em Portugal continental para que se proceda à análise da variação lexical dos termos genéricos (elemento geográfico denominado) no território, utilizando-se, para tanto, o cabedal teórico da onomástica e da dialetologia.
Metodologia: Levantamento dos genéricos (coleta informatizada); tratamento informatizado dos dados (Microsoft Excel),tratamento estatístico por campos semânticos e léxico-semânticos.
Situação: Os primeiros resultados deste projeto foram apresentados durante o XII SILEL (Universidade Federal de Uberlândia - MG) em Nov/2009. O artigo inicial, a ser publicado durante o ano de 2010, teve por objeto o campo da hidrografia.
Conclusão prevista para 2011.