O objetivo principal do Programa de Pós-Graduação Filologia e Língua Portuguesa é orientar, preparar e formar pesquisadores e professores que visem ao aprimoramento científico e acadêmico em especialidades ligadas aos estudos da Língua Portuguesa em geral.

Os objetivos específicos do programa revelam-se:
i. na habilitação de seus alunos nas especialidades da área;
ii. no fomento de projetos individuais e coletivos na área de especialidade.

Desde sua instituição, em 1971, o Programa mantém-se comprometido com a formação de recursos humanos destinados a universidades do Brasil e do exterior, nos níveis de Doutorado e Mestrado. Historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação de Letras em todo o país. No triênio titulamos 139 discentes: 97 mestrados (sendo 43 em 2007, 31 em 2008, e 23 em 2009), e 42 doutorados (sendo 21 em 2007, 10 em 2008, e 11 em 2009). Esses e outros egressos são acompanhados pela USP via Sistema Janus-Egressos (https://sistemas.usp.br/egressos-pos/) que visa re-estabelecer o contato com seus ex-alunos de Pós-Graduação com o objetivo de conhecer seus destinos e suas trajetórias profissionais. O sistema visa também proporcionar um ambiente para o estabelecimento de relacionamento contínuo e dinâmico da Universidade com e entre seus Mestres e Doutores. O acesso ao Sistema é restrito a ex-alunos, a orientadores, a secretarias e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. O próprio egresso acessa e atualizar seus dados. No item Nucleação, listamos alguns desses egressos do triênio, com informações a respeito de sua atuação.

O perfil do Programa corresponde à vocação de seus docentes e à demanda de seus discentes. As cinco linhas de pesquisa, apresentadas abaixo, são vinculadas a uma área de concentração e mostram que a proposta acadêmico-científica do Programa é consistente, coerente e articulada.

Essa constatação fica evidenciada ao se considerar que os estudos do discurso, do léxico, da gramática e do texto, em diferentes perspectivas teóricas, contribuem para a descrição  da língua portuguesa e a aplicação desses resultados no ensino.

Linhas de pesquisa:

1. ESTUDOS DE LINGUÍSTICA APLICADA DO PORTUGUÊS:
Contempla as pesquisas com abordagem transdisciplinar de procedimentos gramaticais, textuais e discursivos do português (textos orais e escritos) em contexto escolar e em outros contextos.

2. ESTUDOS DIACRÔNICOS E SINCRÔNICOS DO PORTUGUÊS:
Contempla as pesquisas que contribuem para a gramática do português, de sua constituição histórica e de sua historiografia.

3. ESTUDOS DO DISCURSO EM LÍNGUA PORTUGUESA:
Contempla as pesquisas que contribuem para os estudos do discurso e do texto em língua portuguesa em suas modalidades e práticas discursivas.

4. FILOLOGIA PORTUGUESA:
Contempla as pesquisas que fazem Filologia e Crítica Textual. Tem interesse, portanto, pelo texto escrito – literário e não-literário – para editá-lo e constituir corpora em língua portuguesa.

5. LEXICOLOGIA E TERMINOLOGIA DO PORTUGUÊS:
Contempla as pesquisas que elegem o estudo do léxico e das línguas de especialidade em seus aspectos morfológicos e semânticos e em sua organização em obras lexicográficas.

No ano de 2009, que encerra o triênio, verificam-se 53 projetos de pesquisa, sendo 45 em andamento e 8 concluídos, distribuídos pelas linhas de pesquisa da seguinte forma, com o registro do total de produção e titulações vinculadas:

Na linha (1), Estudos de linguística aplicada do português, são 09 projetos, com data de início entre parênteses:

i) Análise automática da entoação na frase de língua portuguesa (2007)
ii) Aquisição do português como L2 pelos povos timbira (2007)
iii) Aquisição/aprendizagem do português para falantes de outras línguas (2007)
iv) Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente (2008)
v) Discurso e representação em prática de leitura e escrita (2009)
vi) Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário (2005, concluído)
vii) Gêneros do discurso e o ensino de língua materna (2005)
viii) Letramento e oralidade na escrita de universitários e pré-universitários: tempo e temporalidade (2008)
ix) Práticas de leitura e escrita em português língua materna (2004, concluído)

Resultaram desses projetos, em 2009: 07 titulações e 122 produções, sendo 06 artigos em periódicos e 04 livros e/ou capítulos de livros. Com a adição de 2008: 07 titulações e 68 produções (07 artigos em periódicos e 05 livros e/ou capítulos de livros) e de 2007: 06 titulações e 78 produções (04 artigos em periódicos e 06 livros e/ou capítulos de livros), temos, nesta linha de pesquisa, no triênio: 20 titulações (mestrado e doutorado) e 268 produções, sendo 17 artigos em periódicos e 15 livros e/ou capítulos de livros.

Na linha (2), Estudos diacrônicos e sincrônicos do português, são 22 projetos, com data de início entre parênteses:

i) A língua portuguesa, 1400 a 1600: aspectos de história e gramática (2009)
ii) De uma borda a outra da vogal nasal: por evidências de um padrão específico do  gesto nasal em português brasileiro (2009)
iii) Descrição das categorias funcionais no português brasileiro (2003, concluído)
iv) Estudo da norma urbana culta da cidade de São Paulo - NURC/SP (2007)
v) Estudo do uso/norma em gramáticas portuguesas dos séculos XIX e XX (2005)
vi) Estudos comparativos sincrônicos e diacrônicos da língua portuguesa em relação às línguas românicas (2009)
vii) Estudos crioulos de base portuguesa e o português na África (2006)
viii) Estudos do português urbano e rural da região norte do Brasil (2009)
ix) Estudos gramaticais do português medieval (2005, concluído)
x) Foco de Encontro - O rural e o urbano no processo de disseminação de práticas culturais modernas (2009)
xi) Formação da diversidade do português brasileiro (2009)
xii) Formação e expansão do português paulista ao longo do rio Tietê até Mato Grosso a partir do séc. XVI (2005)
xiii) História do português paulista – PHPP: Projeto Caipira (2007)
xiv) História social do português de São Paulo (2009)
xv) Interação fonologia-morfologia no português brasileiro (2006)
xvi) Memória toponímica de São Paulo, bairro a bairro (2008)
xvii) Morfologia histórica do português (2009)
xviii) O português culto da cidade de São Paulo do século XX ao XXI (2006)
xix) Pronomes, preposições e conjunções no português brasileiro (2004, concluído)
xx) Retrato sociolinguístico da variedade popular na cidade de São Paulo no final do séc. XX e começo do séc. XXI (2009)
xxi) Rotas de gramaticalização no Português do Brasil: estruturas X-que (2006)
xxii) Semântica histórica do português: do significado lexical ao contextual (2009)

Resultaram desses projetos, em 2009: 14 titulações e 257 produções, sendo 26 artigos em periódicos e 56 livros e/ou capítulos de livros. Com a adição de 2008: 19 titulações e 173 produções (24 artigos em periódicos e 33 livros e/ou capítulos de livros) e de 2007: 21 titulações e 133 produções (30 artigos em periódicos e 20 livros e/ou capítulos de livros), temos, nesta linha de pesquisa, no triênio: 54 titulações (mestrado e doutorado) e 563 produções, sendo 80 artigos em periódicos 109 livros e/ou capítulos de livros.

Na linha (3), Estudos do discurso em língua portuguesa, são 10 projetos, com data de início entre parênteses:

i) Discurso da prosa e da poesia modernista e contemporânea (2005)
ii) Discurso, enunciação e construção do sentido (2005)
iii) Divulgação científica: linguagem, esferas e gêneros (2009)
iv) Formas de tratamento familiar (2004, concluído)
v) Grupo de estudos do discurso da USP - GEDUSP (2009)
vi) Levantamento e análise do vocabulário de letras de canções brasileiras, integradas ao campo semântico do amor, da década de 60 do século XX à década atual (2006)
vii) Linguagens e identidades em materiais didáticos de língua portuguesa (2009)
viii) O funcionamento de formas do português em gêneros de transmissão de saberes (2004, concluído)
xix) Oralidade escrita: características e usos dos gêneros midiáticos (2004, concluído)
x) Retórica e argumentação: exame de procedimentos discursivos (2009)

Resultaram desses projetos, em 2009: 06 titulações e 196 produções, sendo 16 artigos em periódicos e 37 livros e/ou capítulos de livros. Com a adição de 2008: 11 titulações e 103 produções (09 artigos em periódicos e 16 livros e/ou capítulos de livros) e de 2007: 20 titulações e 77 produções (12 artigos em periódicos e 04 livros e/ou capítulos de livros), temos, nesta linha de pesquisa, no triênio: 37 titulações (mestrado e doutorado) e 376 produções, sendo 37 artigos em periódicos 57 livros e/ou capítulos de livros.

Na linha (4), Filologia portuguesa, são 07 projetos, com data de início entre parênteses:

i) A escrita em documentos originais em Língua Portuguesa (2005)
ii) A filologia de manuscritos modernos: edição e estudo linguístico de textos para a história do português de São Paulo (2009)
iii) Constituição de corpora (2005)
iv) Edição de documentos da Faculdade de Direito, USP, 1827-1894 (2006)
v) Edição e estudo de textos modernos portugueses (2005)
vi) Estudo filológico de textos medievais (2005)
vii) Filologia bandeirante 2 (2005, concluído)

Resultaram desses projetos, em 2009: 05 titulação e 40 produções, sendo 02 artigos em periódicos e 09 livros e/ou capítulos de livros. Com a adição de 2008: 01 titulação e 24 produções (06 artigos em periódicos e 08 livros e/ou capítulos de livros) e de 2007: 10 titulações e 13 produções (05 artigos em periódicos e 03 livros e/ou capítulos de livros), temos, nesta linha de pesquisa, no triênio: 16 titulações (mestrado e doutorado) e 77 produções, sendo 13 artigos em periódicos 20 livros e/ou capítulos de livros.

Na linha (5), Lexicologia e terminologia do português, são 04 projetos, com data de início entre parênteses:

i) A criação lexical estilística (2009)
ii) Base de dados terminológicos das ciências naturais (2008)
iii) Neologia do português brasileiro (2009)
iv) Projeto atlas toponímico de Portugal (2009)

Resultaram desses projetos, em 2009: 02 titulações e 130 produções, sendo 03 artigos em periódicos e 16 livros e/ou capítulos de livros. Com a adição de 2008: 03 titulações e 65 produções (sendo 05 artigos em periódicos e 05 livros e/ou capítulos de livros) e de 2007: 07 titulações e 59 produções (11 artigos em periódicos e 04 livros e/ou capítulos de livros), temos, nesta linha de pesquisa, no triênio: 12 titulações (mestrado e doutorado) e 254 produções, sendo 19 artigos em periódicos 26 livros e/ou capítulos de livros.

O resultado quantitativo do triênio, considerando titulações e produção intelectual, resume-se em:

1. Titulações: 139 (97 mestrados e 42 doutorados)

2. Produção intelectual total (Artigo em periódico, livro, capítulo de livro e técnica de toda natureza): 1538

3. Artigo em periódico: 166

4. Livro e capítulo de livro, incluindo tradução: 227

O Programa tem ainda a preocupação em manter projetos coletivos nacionais e internacionais que muito contribuem para a interação entre pesquisadores do Programa e pesquisadores externos, tornando possível a interação e participação dos egressos.

No âmbito nacional e interinstitucional, o Projeto de equipe (FAPESP) História do Português Paulista (PHPP - Projeto Caipira) permite a interação e intercâmbio dos docentes do Programa e docentes de outras universidades brasileiras públicas e privadas. Muitos desses docentes estabelecem intercâmbio com universidades no exterior, desenvolvendo trabalhos, estágios de pós-doutoramento e de co-orientação de doutoramento, em especial com as universidades portuguesas, Universidade de Lisboa e Universidade de Évora, que muito têm contribuído para a ciência linguística no Brasil.

No âmbito internacional, o convênio CAPES-COFECUB tornou efetiva a parceria científica entre a Universidade Stendhal Grenoble 3, França, o Instituto de Estudos da Linguagem, da UNICAMP e o Programa. Esse acordo de integração científica foi, durante sua vigência, jan/2005 a dez/2008, e está sendo muito produtivo. Em primeiro lugar, por ter contado com um alto percentual de pesquisadores (docentes e discentes) em debates sobre o tema da escrita no ensino universitário. Esses debates envolveram boa parte dos pesquisadores do Programa, mesmo aqueles que não faziam parte do convênio, uma vez que, regularmente, eram convidados a participarem do simpósio internacional, realizado anualmente na FFLCH-USP, no qual, a partir de suas linhas de pesquisa, comentavam os trabalhos que vinham sendo realizados pelos colegas conveniados ou por seus orientandos. A produtividade do projeto comprova-se, em segundo lugar, pelas atividades que se estenderam até o final de 2009: duas bolsas-sanduíche (CAPES/COFECUB) foram usufruídas por dois doutorandos do Programa, participantes do convênio, junto à Université Stendhal Grenoble 3 (FR), tendo sido concluídas no segundo semestre de 2009 e foi realizado o V Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação, já com autonomia de vôo em relação ao próprio convênio e envolvendo participantes do convênio e outros pesquisadores do Brasil e de Portugal. O V Simpósio aconteceu na Universidade de Évora (PT) como evento paralelo ao II SIMELP (II Simpósio mundial de estudos de língua portuguesa), tendo sido organizado com a cooperação da Universidade de Aveiro (PT), da Université Stendhal Grenoble 3 (FR) e da Universidade de São Paulo, dado que aponta para novos contatos e possíveis novas composições de parcerias no âmbito internacional.

Um terceiro marco dessa interação acadêmico-científica frutífera no bojo do Programa, foi a intensificação dos convênios entre este Programa e a Universidade de Valência (Espanha) e o convênio USP-Universidade Pompeu Fabra (Espanha).

Um quarto marco refere-se aos trabalhos amplamente promovidos pela Rede Panlatina de Terminologia, criada pela União Latina e pela Délégation Générale de la Langue Française e o Programa.

Essas parcerias científicas muito têm contribuído para a fluidez de discentes e, ao mesmo tempo, propiciam a internacionalização do Programa. No próximo relatório faremos um balanço total do triênio (2007-2009).

Em relação ao corpo docente, o Programa conta com especialistas formados em instituições brasileiras e estrangeiras nas áreas de conhecimento relativas às linhas de pesquisa, o que reflete a esperada compatibilidade e integração do corpo docente permanente com a proposta do Programa. Atualmente são 30 permanentes, e 6 colaboradores. Contamos, em 2009, com 04 docentes visitantes, sendo 03 de universidades estrangeiras, que ministraram disciplinas e participaram de seminários de projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa. Dos permanentes, 03 são titulares, 09 são livre-docentes e 15 já fizeram estágio pós-doutoral em instituições da Europa e dos Estados Unidos.

Há envolvimento de nossos docentes em agências de fomentos, conselhos, eventos e comissões de sua área de conhecimento e 17% do corpo docente permanente recebem bolsa de produtividade em pesquisa/CNPq.

Em virtude de aposentadorias está havendo a natural renovação do quadro docente. Para tanto, são seguidos critérios que levam em conta a formação, atuação, experiência em orientação e produção do candidato. Para credenciamento inicial em nível de mestrado, o docente deverá (i) solicitar simultaneamente credenciamento para orientação e para oferecimento de disciplina já credenciada e/ou a ser credenciada;(ii) ter, no mínimo,orientação concluída e/ou em andamento de Iniciação Científica; (iii) ter, no mínimo, 3 produções bibliográficas, na forma de livro e/ou capítulo de livro publicados em editoras reconhecidas, e/ou artigo em revista da área, nos 2 anos anteriores ao pedido, vinculadas a linha de atuação. Para credenciamento em nível de doutorado, o docente deverá (i) ter, no mínimo, 01 orientação concluída e 01 orientação em andamento de mestrado; (ii) apresentar, no mínimo, 04 produções bibliográficas, na forma de livro e/ou capítulo de livro publicados em editoras reconhecidas, e/ou artigo em revista na área, nos 03 anos anteriores ao pedido, vinculadas a linha de atuação. Para recredenciamento, a cada cinco anos, o docente deverá (i) apresentar, no mínimo, 04 produções bibliográficas, na forma de livro e/ou capítulo de livro publicados em editoras reconhecidas, e/ou artigo em revista na área, nos 03 anos anteriores ao pedido, vinculadas a linha de atuação; (ii) ter ministrado disciplina pelo menos 01 vez nos 03 anos anteriores ao pedido; (iii) ter, no mínimo, uma orientação de mestrado e/ou de doutorado concluída nos 03 anos anteriores ao pedido e 01 orientação de mestrado e/ou doutorado em andamento; (iv) ter participado das atividades organizadas pelo Programa; (v) ter tido comprometimento com o Programa, atualizando frequentemente o CV Lattes, fornecendo dados para atualização da página do Programa na internet, e colaborando com o preenchimento do relatório Capes.

Os atuais docentes permanentes atuam na graduação ministrando disciplinas e/ou orientando projetos de iniciação científica. O triênio encerra com, entre as orientações concluídas e em andamento, 92 alunos de iniciação científica, o que equivale a mais de 3 discentes por docente permanente (30). A maioria desses alunos recebe bolsas de agências de fomentos, como o CNPq e FAPESP, ou de recursos da própria instituição, como o Programa Ensinar com Pesquisa. Uma minoria, cerca de 15%, participam dos projetos, mas por questões de atividades remuneradas não recebem bolsas dessas agências. 

Contabilizando 2007, 2008 e 2009, todos os docentes permanentes e colaboradores ministraram aula em disciplinas credenciadas pelo Programa, participam de projetos de pesquisa e, com exceção de dois docentes permanentes (Maria Clara Paixão de Sousa, e Patrícia de Jesus Carvalhinhos) que foram recentemente credenciadas no programa, orientam discentes nos níveis de mestrado e/ou doutorado. Em 2009 há uma equivalência de 03 discentes matriculados por docente permanente credenciado. Há uma correção a respeito do relatório de 2008: a docente colaboradora, Mariangela de Araújo, foi considerada, equivocadamente, como permanente. A docente passará a essa condição apenas no próximo triênio que se inicia em 2010.

Nesse item, o Programa cuida para que o docente recém-credenciado não tenha um número de orientandos superior a cinco, o que é coerente. Mesmo para os docentes cadastrados há mais de 04 ou 05 anos há um limite de, no máximo, 10 orientandos por docente.

O processo de seleção de discentes, realizado semestralmente, é amplamente divulgado. Para que se consiga manter a qualidade das teses e dissertações exigida pelo Programa, é feita uma criteriosa triagem dos candidatos. Para isso, além da prova eliminatória de proficiência em língua estrangeira (uma para mestrado: inglês ou francês, e duas para doutorado: inglês e/ou francês e/ou espanhol ou italiano ou alemão), os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos específicos, avaliação de pré-projeto e a uma entrevista. Essas três últimas etapas também têm caráter eliminatório.

O percentual de discentes autores da pós-graduação manteve-se em constante crescimento no triênio. Em relação ao total de discentes, em 2009, 60 por cento, em média, apresentaram produção intelectual. Todos os discentes estão envolvidos em projetos de pesquisa e todas as teses e dissertações defendidas estão vinculadas a projetos e/ou linhas de pesquisa.

O tempo máximo de titulação para o Mestrado é de dois anos e meio (30 meses), e para o Doutorado é de quatro anos e meio (54 meses). Esses são os prazos também definidos pelas normas do Programa.

Para concluir o curso de mestrado, o aluno precisa, além de ser aprovado no exame de qualificação e na defesa da dissertação, completar 24 créditos em disciplinas. Para isso, ele deve matricular-se, no mínimo, em 03 disciplinas de oito créditos. Para concluir o curso de doutorado, o aluno precisa, além de ser aprovado no exame de qualificação e na defesa da tese, completar 32 créditos em disciplinas, o que corresponde a uma disciplina de oito créditos para quem já concluiu o mestrado. A escolha das disciplinas é livre, no entanto, atende às necessidades do projeto de cada discente. Não há, nesse sentido, disciplinas obrigatórias. Cabe ao aluno juntamente com seu orientador selecionar as disciplinas que estejam mais relacionadas ao seu projeto de pesquisa.

O Programa encerra o triênio com 43 disciplinas credenciadas, cuja estrutura curricular, ementas e bibliografia estão adequadas às linhas de pesquisa. Em 2009, dessas 43 disciplinas, foram oferecidas 25, que receberam, além dos alunos regulares, muitos alunos especiais e alunos de outros programas.

FLC5939 A criação lexical no texto literário
FLC6072 A emergência do Galego-Português: Análise da Produção Primitiva (1212ca.-60ca.)
FLC6005 A interface Gramática e Funções do Discurso – foco
FLC6001 A interface Sociolinguística/Gramaticalização – fenômenos em mudança no Português
FLC6077 A intersubjetividade nas línguas: a expressão da evidencialidade
FLC6081 A metáfora nas suas múltiplas facetas
FLC6076 A semântica dos adjetivos de grau no português do Brasil
FLC5021 Análise da conversação: procedimentos de construção do texto oral
FLC5724 Análise do discurso: retórica e argumentação
FLC6004 Aquisição dos sons do português como segunda língua (PL2)
FLC5717 Cantigas de escárnio e maldizer dos cancioneiros medievais galego-portugueses
FLC6021 Constituição da prosódia como série temporal na Língua Portuguesa
FLC5940 Crítica textual de manuscritos modernos em língua portuguesa
FLC5111 Estilística - estilística e poesia: leituras do poema
FLC5938 Filologia e ciências afins
FLC6063 Gêneros discursivos: o projeto do círculo de Bakhtin e suas perspectivas contemporâneas
FLC6037 História das idéias linguísticas sobre o português do Brasil: constituição e desenvolvimento
FLC6074 História e epistemologia em lingüística: a revolução tecnológica da gramática
FLC6087 História(s) do cinema e da literatura - cultura e comparativismo (1990-2009)
FLC5908 Interação professor/alunos na sala de aula
FLC6067 Introdução à teoria da variação e da mudança
FLC6020 Introdução aos estudos das línguas crioulas de base portuguesa
FLC5722 Lexicografia e terminologia em língua portuguesa
FLC5731 Linguística do texto I: a oralidade na escrita
FLC6022 Morfologia histórica do português
FLC6011 O léxico em discursos específicos: aspectos ideológicos
FLC6027 O Português inserido na România Ibérica
FLC6071 Pidgnização e crioulização no atlântico ibérico: contexto histórico, social e educativo
FLC6066 Presença e Sentidos da Citação em Linguagens/Discursos
FLC5952 Semântica e pragmática no âmbito do texto
FLC6054 Sintaxe diacrônica: variação e mudança no português culto de São Paulo
FLC5012 Sintaxe do português
FLC6078 Sociolingüística variacionista e lingüística funcional aplicados ao estudo do português do Brasil
FLC6050 Terminologia e linguística: contribuições dos estudos linguísticos ao desenvolvimento de teorias terminológicas
FLC6042 Toponímia portuguesa: resgate de aspectos físicos e culturais
FLC5726 Tópicos de estilística da língua portuguesa
FLC6008 Tópicos de fonologia do português: o acento
FLC6024 Tópicos de história social do português de São Paulo
FLC5006 Tópicos de linguística histórica do português I
FLC6089 Tópicos de linguística histórica do português II
FLC6015 Tópicos de pragmática e análise do discurso
FLC5961 Tópicos em análise de conversação: a argumentação nas interações verbais em língua portuguesa
FLC6039 Uso e norma em gramáticas do português

As avaliações das disciplinas são feitas por conceitos. Também são realizados seminários de discussão, dos quais participam alunos, professores e convidados.

As 25 disciplinas ministradas em 2009 (com a presença de 03 docentes visitantes estrangeiros, e 01 visitante nacional) foram:

1° SEMESTRE (13 disciplinas):

FLC6072 A emergência do Galego-Português: Análise da Produção Primitiva (1212ca.-60ca.)
(Valéria Gil Condé)

FLC6001 A interface Sociolinguistica/Gramaticalização – fenômenos em mudança no Português
(Maria Célia Pereira Lima-Hernandes)

FLC6004 Aquisição dos sons do português como segunda língua (PL2)
(Rosane de Sá Amado)

FLC6021 Constituição da prosódia como série temporal na Língua Portuguesa
(Waldemar Ferreira Netto)

FLC6063 Gêneros discursivos: o projeto do círculo de Bakhtin e suas perspectivas contemporâneas
(Sheila Vieira de Camargo Grillo, e Maria Inês Batista Campos)

FLC5908 Interação professor/alunos na sala de aula
(Luiz Antônio da Silva)

FLC5731 Linguística do texto I: a oralidade na escrita
(Hudinilson Urbano)

FLC6022 Morfologia histórica do português
(Mario Eduardo Viaro)

FLC6066 Presença e Sentidos da Citação em Linguagens/Discursos
(Anthony John Wall – visitante estrangeiro)

FLC5012 Sintaxe do português
(Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais)

FLC6042 Toponímia portuguesa: resgate de aspectos físicos e culturais
(Patrícia de Jesus Carvalhinhos)

FLC5726 Tópicos de estilística da língua portuguesa
(Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin)

FLC6015 Tópicos de pragmática e análise do discurso
(Helena Hatshue Nagamine Brandão, e Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade)

2° SEMESTRE (12 disciplinas):

FLC6077 A intersubjetividade nas línguas: a expressão da evidencialidade
(Maria Célia Pereira Lima-Hernandes, e Vânia Cristina Casseb Galvão - visitante nacional)

FLC6081 A metáfora nas suas múltiplas facetas
(Ieda Maria Alves, e Maria Isabel Neves de Oliveira -  visitante estrangeiro)

FLC6076 A semântica dos adjetivos de grau no português do Brasil
(Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais)

FLC5940 Crítica textual de manuscritos modernos em língua portuguesa
(Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, e Marcelo Módolo)

FLC5938 Filologia e ciências afins
(Sílvio de Almeida Toledo Neto)

FLC6074 História e epistemologia em lingüística: a revolução tecnológica da gramática
(Marli Quadros Leite, Maria Clara Paixão de Sousa, e Jacqueline Léon – visitante estrangeiro)

FLC6067 Introdução à teoria da variação e da mudança
(Emilio Gozze Pagotto)

FLC6011 O léxico em discursos específicos: aspectos ideológicos
(Elis de Almeida Cardoso Caretta, e Beatriz Daruj Gil)

FLC6071 Pidgnização e crioulização no atlântico ibérico: contexto histórico, social e educativo
(Gabriel Antunes de Araújo)

FLC6078 Sociolingüística variacionista e lingüística funcional aplicados ao estudo do português do Brasil
(Angela Cecília de Souza Rodrigues, e Deize Crespim Pereira – convidada)

FLC6050 Terminologia e linguística: contribuições dos estudos linguísticos ao desenvolvimento de teorias terminológicas
Mariangela de Araújo)

FLC6024 Tópicos de história social do português de São Paulo
(Marilza de Oliveira)

No que se refere às perspectivas de evolução e tendências, já nos relatórios de triênio próximo passado, ficou patente a renovação do quadro de professores permanentes. Trata-se de uma evolução considerável do programa que passa a contar com um maior número de projetos de pesquisa, multiplicando a capacidade de acolher novos alunos e ampliando as possibilidades de escolha em função do maior número de opções oferecidas. Além do fortalecimento das linhas de pesquisas. Essa evolução manifesta-se como uma tendência do Programa à diversificação de abordagens teóricas e de metodologias de pesquisa, em tudo benéficas no que se refere à formação do pós-graduando. Nessa mesma direção, passa a marcar-se como tendência a ênfase nas tradicionais contribuições de professores visitantes e convidados, em cursos de longa duração ou em cursos de curta duração com programação e bibliografia previamente divulgadas e discutidas pelas respectivas linhas de pesquisa promotoras dos cursos.