ENCORE! Do texto à voz: poesia grega em performance

Nesta segunda edição do evento (29/05/2021 - 10h-12h - sábado), haverá breve comentário à dimensão métrica-rítmica da poesia grega arcaica, que existiu no que chamamos "cultura da canção" (c. 800-400 a.C.); logo, essa poesia, em seus vários gêneros, mas destacadamente na mélica grega arcaica - a canção (mélos), era destinada sempre à performance, e por meio dela se tornava real, viva. A existência como palavras escritas em verso é artificial, herança da "cultura da escrita" e do modo como a poesia arcaica e clássica foi editada e organizada na famosa Biblioteca de Alexandria, na era helenística (323-31 a.C.). Em seguida, passaremos ao objetivo principal: colocar em relevo a dimensão que não cabe no papel, que não se manifesta na escrita, apresentando as composições - sobretudo da mélica, o gênero mais performático na era arcaica (c. 800-480 a.C.) - em seus dialetos escandidos, de modo que ouçamos algo do ritmo enfatizado pela música, com base no que de mais concreto nos resta para tanto, que é a métrica. A realização dá-se pela participação de alunos do curso de graduação em Grego (FFLCH), e de pós-graduação (doutorado) em Letras Clássicas (FFLCH). As inscrições devem ser feitas pelos seguinte endereço:
Demais informações serão enviadas aos inscritos.

A organização conta com a equipe formada por Amanda Sousa Cabral, Amanda Fabre Nogueira, Juliana Nascimento Pírcio, Maria Cristina Santos Vargas, Pedro Henrique Sierra Taveira.

Público-Alvo e número de vagas

Graduandos e pós-graduandos em Letras clássicas e interessados em geral

Requisitos (se houver)

Taxas (se houver)