Projeto: Práticas de leitura e escrita em português língua materna

Membros:

Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (responsável)
Eliana Vasconcelos da Silva Esvael
Orlando de Paula
Anna Carolina Barone
Caroline Theml Pinto
Ana Luísa Seelander
Patrícia Hilda Franzoni
Glauce de Oliveira Alves
Vítor Soster
Bárbara Machado Martins
Cora de Andrade Ramos

Início: 2004

Situação: em andamento
Financiamento: FAPESP, CAPES (DS)

Resumo:

Como parte das atividades do Grupo de Pesquisa "Práticas de leitura e escrita em português língua materna", composto por alunos de graduação do curso de Letras e de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa, por graduados (02) e pós-graduados (01 mestre e 01 doutor), foi iniciado, em 1º/09/2006, o subproejto LETRAMENTO E ORALIDADE NA ESCRITA DE UNIVERSITÁRIOS, aprovado como projeto individual de pesquisa pelo CNPq para, ao ocupar-se da relação entre letramento e oralidade em textos de formandos em Letras, investigar a escrita (e a leitura) de formandos em Letras e propor encaminhamentos para o trabalho com esse tema no contexto universitário. A perspectiva teórica adotada baseia-se nas idéias de que letramento e oralidade se realizam como práticas sociais e de que, como tais, convivem no mesmo espaço social. Essa convivência se materializa em fatos lingüísticos de natureza heterogênea do ponto de vista da íntima ligação entre fala e escrita. A essa visão sobre a relação letramento/oralidade e escrita/fala, associa-se uma concepção de linguagem baseada em dois pressupostos teóricos: a) o de que a linguagem humana caracteriza-se pela possibilidade de narrar, marcando-se por essa espécie de gênero fundador; e (b) o de que a subjetividade e a produção de sentido dependem da consideração da alteridade: o sujeito da linguagem constituindo-se na presença (física ou imaginada, consciente ou inconsciente) do outro e o sentido que produz ganhando acabamento também no outro. Metodologicamente, a análise será feita segundo uma abordagem quantitativo-qualitativa, com vistas a atingir dois resultados: a análise de fatos lingüísticos extraídos das várias dimensões da linguagem: fônicas (por meio da ortografia e da pontuação), morfossintáticas, lexicais e textuais e o seu funcionamento discursivo quando vistos na qualidade de fatos discursivos, ligados à relação entre práticas orais e letradas.