O Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo, criado em 1971, tem por objetivo a preparação de pesquisadores que pretendam realizar investigações de alto nível em línguas e literaturas clássicas.
As investigações visam a:

1) interpretar a poesia e prosa grega e latina; primeiramente, aquela fixada e transmitida em papiro ou pergaminho, a fim de circular entre leitores, e, subsidiariamente, aquela inscrita em pedra, cerâmica e outros suportes, a fim de atrair para si ou para um objeto espectadores;

2) aferir as causas que levaram cada geração a privilegiar uns textos e a preterir outros, isto é, aferir se a seleção dos textos se deveu a causas internas como a excelência poética ou retórica da obra ou a causas externas como o interesse político ou ético do público;

3) aferir o modo como cada geração interpretou os textos gregos e latinos, isto é, como pronunciou o ritmo e timbre das palavras, como decodificou o significado das frases, como julgou as virtudes e vícios dos textos.

Para tal, o Programa tem por objetivo capacitar seus pesquisadores não só a ler as línguas grega e latina, mas a decodificar as convenções da poesia e prosa grega e latina. Assim, para capacitá-los a ler grego e latim, tem de dotá-los de competência nas gramáticas grega e latina, segundo as descrições feitas por gramáticos antigos e por lingüistas modernos e com o auxílio das explicações dos filólogos. Assim também, para capacitá-los a interpretar a poesia e prosa grega e latina, tem de dotá-los de competência na poética e na retórica antigas e também na teoria literária e na análise do discurso modernas.

A importância do objetivo do Programa deve-se, antes de tudo, à dificuldade do acesso à poesia e prosa grega e latina, cujas línguas já não se falam, e cujas convenções são desusadas, de maneira que a interpretação daquelas exige pesquisadores especializados. Em segundo lugar, deve-se ao peso e importância da própria poesia e prosa grega e latina, que inspiraram não só a poesia e prosa modernas, mas as especulações filosóficas, os modelos educacionais, as instituições jurídicas do Ocidente, de maneira que as investigações realizadas pelos pesquisadores do Programa acabam por estabelecer relações históricas entre o antigo e o moderno e relações interdisciplinares entre a poesia e a educação, o teatro e a política, a oratória e o direito.