Integração com a Graduação (Benefícios Recíprocos da Integração, Normas e Resultados)
Como o curso de Letras da FFLCH – USP é o maior do Brasil em número de vagas (850 por ano) e como Língua Portuguesa é disciplina obrigatória para todos, os docentes do Programa ministram, na graduação, disciplinas em todos os semestres letivos e envolvem-se com atividades de pesquisa na graduação, propondo aos seus alunos trabalhos de conclusão de disciplinas que geram, na maioria das vezes, trabalhos de iniciação científica.
Como é preocupação do curso de Letras formar, além de professores, pesquisadores, muitos dos alunos do mestrado e doutorado são provenientes do curso de Língua Portuguesa. Portanto, reforça-se que, além da atividade intensiva de ensino na graduação, houve um aumento na atividade de pesquisa nesse nível de formação, que se reflete no número de orientações em iniciação científica, 92 orientações, no total, em 2009. Este número, como já enfatizamos, que equivale a mais de 03 discentes por docente permanente (30).
As disciplinas ministradas na graduação estão relacionadas com atividades de pesquisa desenvolvidas dentro do Programa de Pós-Graduação. Cabe apontar que muitas questões que incentivam a pesquisa são suscitadas no confronto cotidiano de necessidades percebidas no ensino de Graduação. A integração também ocorre de modo contínuo devido ao fluxo de egressos da graduação que, selecionados, realizam seus projetos de pesquisa nos cursos de Mestrado e Doutorado vinculados ao Programa de Filologia e Língua Portuguesa.
Os alunos da graduação têm realizado pesquisas, com bolsas de estudos (CNPq, FAPESP, e da própria instituição, como, por exemplo, o Programa Ensinar com Pesquisa e PRP/Santander) ou sem, tanto em nível de Iniciação Científica, levando a cabo os próprios projetos, quanto apenas com a participação em projetos já em andamento dos docentes. Em 2009, conforme já mencionado, foram 92 alunos da graduação envolvidos na Iniciação Científica, possibilitando dessa maneira o desenvolvimento de pesquisa para o discente de graduação em temas referentes às disciplinas ministradas pelo docente orientador.
As pesquisas realizadas pelos alunos de iniciação científica têm revelado que esses estudantes estão cada vez mais preparados para, concluindo a graduação, desenvolver pesquisas na Pós-Graduação.
Destaque-se ainda que docentes do Programa vêm elaborando atividades que incluem estudantes de Pós-Graduação e de Graduação, aproximando concretamente suas dinâmicas de investigação e desenvolvendo resultados integrados, como no caso de pesquisas em acervos do Instituto de Estudos Brasileiros para a coleta de corpus sobre o Português Paulista e também estudos do léxico de escritores brasileiros, dentre outros projetos em andamento.
Esse tipo de integração dos alunos de graduação, de pós-graduação e de outros interessados (já graduados ou pós-graduados, egressos ou não da Instituição) também se dá em grupos de pesquisa registrados no CNPq. Grupos que se reúnem regularmente para discutir textos teóricos e trabalhos em andamento, além da promoção de eventos científicos.
Eis alguns dos discentes de IC que recebem bolsas. A lista completa pode ser verificada pelo cadastro discente:
Alfredo Christofoletti Silveira (PRG/USP – Institucional)
Beatriz Del Grossi Ferreira (FAPESP)
Daniel Alonso de Araújo (PRP-SANTANDER)
Ellen Barros de Souza (CNPq)
Filipe Mantovani Ferreira (CNPq)
Gabriela Braga de Jesus Santos (CNPq)
Joana Bortolini Franco (FAPESP)
Larissa Gonçalves Foster (FAPESP)
Paulo Augusto Almeida Seemann (CNPq)
Vicente Luís de Castro Pereira (FAPESP)
Vitor Soster (CNPq)
Estágio de Docência (do pós-graduando junto aos alunos de graduação)
O Programa mantém o objetivo firme de evitar que docentes da graduação e de pós-graduação componham-se a partir de quadros docentes distintos. A atuação dos docentes do Programa na graduação tem favorecido a aproximação das fronteiras entre os dois níveis de ensino e pesquisa. Essa postura se reflete por meio dos estágios de pós-graduandos, por intermédio Programa PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino), em que alunos de Pós-Graduação desenvolvem atividades de apoio didático e metodológico em disciplinas ministradas na Graduação por docentes do Programa.
O PAE é obrigatório para os discentes bolsistas da CAPES, e opcional para os demais estudantes da pós. O programa completo consiste de duas etapas: (i) Preparação Pedagógica, e (II) Estágio Supervisionado em Docência. Cada uma dessas etapas tem duração de 05 meses, com 06 horas de dedicação semanal.
A avaliação desse programa é muito positiva porque se observa, na prática, que a aproximação entre os alunos da graduação e da pós-graduação acaba produzindo reflexos na constituição dos grupos de pesquisa certificados pela instituição.
Os discentes que, no triênio, fizeram o PAE foram:
Ana Claudia de Ataide Almeida Mota (Mestrado)
FLC0284 - Filologia Portuguesa - Heitor Megale
Ana Maria Ribeiro de Jesus (Doutorado)
FLC0276 - Morfologia do Português - Ieda Maria Alves
Cleide Lucia da Cunha Rizério e Silva (Doutorado)
FLC0285 - Teoria do Texto I: Enunciação, Discurso e Texto - Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Ednalvo Apóstolo Campos (Mestrado)
FLC0115 - Introdução a Língua Portuguesa II - Márcia Santos Duarte de Oliveira
Eliane Simões Pereira Bulhões (Doutorado)
FLC0276 - Morfologia do Português I - Ieda Maria Alves
Fernanda Consoni (Doutorado)
FLC0115 - Introdução a Língua Portuguesa II - Waldemar Ferreira Netto
Grasiela Alves Leite (Mestrado)
FLC0276 - Morfologia do Português 1 - Elis de Almeida Cardoso Caretta
Grasiela Alves Leite (Mestrado)
FLC0276 - Morfologia do Português - Elis de Almeida Cardoso Caretta
Josely Teixeira Carlos (Doutorado)
FLC0284 - Filologia Portuguesa - Lineide do Lago Salvador Mosca
Kelly Cristina de Oliveira (Doutorado)
FLC0286 - Teorias do Texto II, Argumentação e Discurso - Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Lídia Spaziani (Mestrado)
FLC0277 - Sintaxe do Português - Maria Célia Lima-Hernandes
Michele Pordeus Ribeiro (Doutorado)
FLC0285 - Teoria do Texto I: Enunciação, Discurso e Texto - Sheila Vieira de Camargo Grillo
Nazzareno Guerrini (Doutorado)
FLC0115 - Introdução a Língua Portuguesa II - Waldemar Ferreira Netto
Paulo Alexandre Gonçalves da Silva (Mestrado)
FLC0115 - Introdução a Língua Portuguesa II - Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Paulo Roberto Gonçalves Segundo (Mestrado)
FLC0115 - Introdução a Língua Portuguesa II - Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Rafaela Baracat Ribeiro (Mestrado)
FLC0115 - Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa II - Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Roberto Luiz Comi (Mestrado)
FLC0115 - Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa II - Waldemar Ferreira Netto
Rosimeire Firão Levado (Mestrado)
FLC0275 - Fonética e Fonologia do Português - Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
Simone Ribeiro de Ávila Veloso (Doutorado)
FLC0286 - Teorias do Texto II, Argumentação e Discurso - Sheila Vieira de Camargo Grillo
Talita Rodrigues da Silva (Mestrado)
FLC0276 - Morfologia do Português 1 - Rosane de Sá Amado