Projetos de pesquisa

Os Projetos estão apresentados em ordem alfabética dos respectivos docentes responsáveis: 

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Práticas Discursivas na Grécia Clássica

O projeto propõe-se a estudar as práticas discursivas no V século a.C., centrando-se no papel então reservado aos chamados sofistas, a fim de verificar se neles há, ou não, um ensinamento voltado mais diretamente à argumentação praticada em assembéias e tribunais no período. Sendo assm, busca-se destacar a questão da pertinência de atribuir-lhes um ensino da retórica, visto que tal termo então não existisse nem, como parece, os escritos supérstites de tais autores apresentem características amiúde a eles atribuídas; com efeito, não parecem se modelar com clara finalidade persuasória, além de não se reconhecer neles explicitamente a tripartição dos gêneros aristotélica.

 

Equipe

Docente-responsável: Adriano Machado Ribeiro
Discentes:
Linha de Pesquisa: Discurso teórico Greco-latino
Financiamento:

 


Tradução da poesia e da prosa grega

 Reflexão sobre a prática de verter para o português obras gregas antigas (em verso e prosa), em que se toma o ato de traduzir como instância capaz de iluminar características do original, no nível semântico e formal, e contribuir para sua leitura, comentário e interpretação.

Linha de pesquisa: Discurso teórico Greco-latino
Discentes: Carlos Leonardo B. Antunes (M)

 

 


 

Cenas de Reconhecimento na Poesia Grega
 

Estudo do conceito de anagnorisis em Aristóteles e sua aplicação na poesia grega, contemplando um corpus que vai dos poemas homéricos à comédia de Menandro, com ênfase na tragédia clássica..
 


Docente-responsável: Adriane da Silva Duarte
Linha de Pesquisa: Teatro Greco-latino
Financiador:

 


A História Pragmática de Políbio

O projeto compõe-se de duas pesquisas simultâneas: o estudo do conteúdo histórico da obra de Políbio de Megalópolis (210? - 128? a.C.), especialmente o processo de Imperialismo Romano, a partir das categorias historiográficas conceituadas pelo historiador para tanto, paralelamente ao estudo da recepção da mesma obra por historiadores posteriores, notadamente Tito Lívio (I a.C. - I d.C.) e o grego Konstantinos Paparrigópoulos (1815-91).

Equipe

Docente-responsável: Breno Battistin Sebastiani
Discentes:
Linha de Pesquisa: Narrativa greco-latina
Financiador:


A Tradição Épica na Literatura Grega

A pesquisa tem como objetivo discutir as diferentes manifestações das temáticas épicas nos documentos literários gregos, sobretudo aqueles dos períodos arcaico e clássico, em especial, os poemas homéricos, a elegia arcaica, a lírica coral e a tragédia.


Equipe

Docente-responsável: Christian Werner
Discentes:
Linha de Pesquisa: Narrativa greco-latina
Financiador:


Poesia Lírica Arcaica Grega: Píndaro 

Análise e tradução de uma seleção da poesia pindárica conservada. A análise é histórico-filológica e seu núcleo são as condições de produção e recepção dos poemas no contexto da tradição poética grega arcaica, em especial, a circunscrição do gênero das composições.




Equipe

Docente-responsável: Christian Werner
Discentes:
Linha de Pesquisa: Poesia lírica, satírica e didática

Financiador:


Pensamento Ético-Político Grego dos sécs. V e IV a.C.

Este projeto temático tem como intuito investigar as formas de reflexão sobre a natureza ético-política do homem nos diversos gêneros de escrita dos sécs. V e IV, em especial a sátira política na comédia de Aristófanes, o pensamento ético-político em Tucídides, os “sofistas”, a filosofia moral e política de Platão e de Aristóteles, e o modelo de educação de Isócrates.

Docente Responsável: Prof. Dr. Daniel Rossi Nunes Lopes

Equipe
Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda(M); Júlio Figueiredo Lopes Rego (M); Vanessa Araújo Gomes (IC)

Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:


Os Diálogos de Platão

Este projeto pretende estudar os diversos aspectos filosóficos e literários dos diálogos de Platão, com ênfase especial na tradução de sua obra

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Daniel Rossi Nunes Lopes e Prof. Dr. Adriano Machado Ribeiro
Equipe
Mauro Armond di Giorgi (M); Rosângela Santoro de Souza Amato (IC).

Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:


 A recepção dos clássicos nos autores cristãos

ste projeto de pesquisa visa a compilar, traduzir, comentar e analisar textos escritos em latim, mas que, embora herdeiros da tradição clássica, tenham sido escritos em contextos diferentes daqueles da Antiguidade, ou porque foram compostos em épocas tardias, ou por terem aplicado os preceitos da Retórica antiga a diferentes paradigmas (por exemplo, o uso dos genera oratórios clássicos nos debates cristãos)

Docente-responsável: Profa. Dra.Elaine Cristine Sartorelli
Discentes:
Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:


A representação de Afrodite na elegia arcaica

ste projeto de pesquisa centra-se no estudo da representação de Afrodite na poesia elegíaca arcaica, a partir de um corpus de três poetas e quatro fragmentos nos quais a deusa está textualmente presente. Em Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo (Editora da Unicamp, 2005, apoio Fapesp), e em minha tese de doutoramento, Imagens de Afrodite: variações sobre a deusa na mélica grega arcaica (FFLCH USP, 2008) esta no prelo da Editora da Unicamp sob o título Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica (2010, apoio Fapesp) , voltei-me para a imagem da deusa-personagem na mélica, ou seja, nas canções monódicas e corais da Grécia arcaica. Agora, passo a outro gênero poético ou lírico proeminente no período, a elegia. Eis o corpus da pesquisa, com base na edição de Martin L. West, Iambi et elegi Graeci (Oxford University Press, 1998): Mimnermo (século VII a.C.), Fr. 1; Sólon (séculos VII-VI a.C.), Frs. 19 e 26; Anacreonte (século VI a.C.), eleg. 2. Ao refletir sobre esses fragmentos, adotarei a mesma perspectiva que tem pautado meus estudos; isso significa privilegiar a análise-interpretativa dos textos, considerando, articuladamente, aspectos de seus contextos histórico-sociais, aspectos mítico-religiosos e cultuais relacionados a Afrodite, a transmissão dos fragmentos até nós; a especificidade de cada poeta. O objetivo desta pesquisa é a produção de ensaios a serem submetidos à publicação em periódicos especializados entre 2009-2011.

 

Equipe

Docente-responsável: Profa. Dra. Giuliana Ragusa
Discentes:
Linha de Pesquisa: Poesia lírica, satírica e didática
Financiador:
 


A teia do saber: relações entre discurso histórico, filosófico e retórico

Equipe

Docente-responsável: Henrique Graciano Murachco
Linha de Pesquisa: Discurso Teórico Greco-latino
Financiador:
 


Verve: Verbum Vertere - Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos

ImagemUniversidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas

Projetos de pesquisa

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Butantã - Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira”
São Paulo/SP
CEP: 05508-900
Caixa Postal: 8105

Pós-graduação em Letras Clássicas
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Aristóteles

Reflexão sobre a prática de verter para o português obras gregas antigas (em verso e prosa), em que se toma o ato de traduzir como instância capaz de iluminar características do original, no nível semântico e formal, e contribuir para sua leitura, comentário e interpretação.

Linha de pesquisa: Discurso teórico Greco-latino
Discentes: Carlos Leonardo B. Antunes (M)

Tradução da poesia e da prosa grega

 

 

Equipe

Docente-responsável: Adriane da Silva Duarte
Linha de Pesquisa: Discurso Teórico Greco-latino
Financiador:

Investigações sobre as convenções de gênero e as tradições literárias na Grécia pós-clássica
O projeto compõe-se de duas pesquisas simultâneas: o estudo do conteúdo histórico da obra de Políbio de Megalópolis (210? - 128? a.C.), especialmente o processo de Imperialismo Romano, a partir das categorias historiográficas conceituadas pelo historiador para tanto, paralelamente ao estudo da recepção da mesma obra por historiadores posteriores, notadamente Tito Lívio (I a.C. - I d.C.) e o grego Konstantinos Paparrigópoulos (1815-91).

Equipe

Docente-responsável: Breno Battistin Sebastiani
Discentes:
Linha de Pesquisa: Narrativa greco-latina
Financiador:
A História Pragmática de Políbio

A pesquisa tem como objetivo discutir as diferentes manifestações das temáticas épicas nos documentos literários gregos, sobretudo aqueles dos períodos arcaico e clássico, em especial, os poemas homéricos, a elegia arcaica, a lírica coral e a tragédia.

 

Equipe

Docente-responsável: Christian Werner
Discentes:
Linha de Pesquisa: Narrativa greco-latina
Financiador:
A Tradição Épica na Literatura Grega

 

Equipe

Docente-responsável: Henrique Graciano Murachco
Linha de Pesquisa: Discurso Teórico Greco-latino
Financiador:

A teia do saber: relações entre discurso histórico, filosófico e retórico

 

 

 

 

Concretizar na leitura, análise e interpretação de poemas gregos e latinos, a distinção genérica entre elegia, iambo, lírica e epigrama, tal como a faziam os gregos do Período Helenístico e os romanos. 2. Publicar traduções acadêmicas e traduções poéticas, a saber: a) O Livro de Catulo. Tradução em verso, Introdução e Notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo, EDUSP, 1996. Esgotado. b) Falo no Jardim: Priapéia Grega, Priapéia Latina. Tradução em verso do Grego e do Latim, Ensaios introdutórios, Notas e Iconografia de João Angelo Oliva Neto. Cotia (SP), Ateliê Editorial / Campinas, Editora da Unicamp, 2006. c) Agnolon. Uns Epigramas, Certas Mulheres: A Misoginia nos Epigrammata de Marcial (40 d.C. ? 104 d.C.). Tradução e estudo e notas de Alexandre Agnolon. São Paulo, Humanitas. No prelo. d) O Livro dos Espetáculos de Marcial, editado por Domizio Calderini. Anotação de Calderini e poemas de Marcial traduzidos em verso por João Angelo Oliva Neto e Fábio Cairolli. Anotação de Calderini fixada por Fábio Cairolli. São Paulo, Hedra, no prelo, prevista para fevereiro de 2009.

 

Equipe

 

Docente-responsável: João Angelo Oliva Neto
Discentes: Alexandre Pinheiro Hasegawa (D), Fábio Cairolli (M), Érico Nogueira (D), Alexandre Agnolon (D).


Tragédia grega: estudo e tradução

Estudo da bibliografia crítica e do texto de tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Tradução de tragédias.

Equipe

Docente-responsável: José Antonio Alves Torrano
Discentes: Fernando Crispim Zorrer
Linha de Pesquisa: Teatro greco-latino
Financiador: CNPq
 



Platão: mito, retórica e dialética

Docente-responsável: José Antonio Alves Torrano
Docentes:
Discentes:
Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:

 


Estudo e tradução da poesia trágica de Sêneca

Docente-responsável: José Eduardo dos Santos Lohner
Linha de Pesquisa: Teatro greco-latino
Financiador:


Sintaxe grega: aspecto verbal

Estudo da alternância entre temas verbais de presente e de aoristo na prosa e na poesia gregas, sobretudo do período arcaico e clássico. O projeto visa tanto mapear o atual estado da questão quanto analisar pontos básicos como a distinção entre aspecto e Aktionsart, aspecto perfectivo e imperfectivo, a natureza temporal do contraste aspectual em orações subordinadas, a importância do contexto narrativo etc.
finalidade: Explicar a escolha aparentemente arbitrária desse ou daquele aspecto verbal, na tentativa de indicar um determinante básico e/ou características próprias a determinado autor.
Equipe

Docente-responsável: José Marcos Mariani de Macedo
Linha de Pesquisa: Estrutura da frase grega e latina
Financiador:


Acadêmica de Cícero: Estudo e Tradução

Equipe

Docente-responsável: José Rodrigues Seabra Filho
Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:


Entre gramática e retórica grega e latina

Objeto: Doutrinas e exercícios comuns a gramáticos e rétores gregos  e latinos, a saber: lições sobre os gêneros do discurso (oratórios e  poéticos); lições sobre virtudes (= metaplasmos, figuras e tropos) e  vícios (= barbarismos, solecismos e acirologia) da oração; exercícios  preparatórios ou "progymnásmata".

Finalidade: Verificar as semelhanças e dessemelhanças dos pontos de  vista de gramáticos e rétores; estabelecer as dependências de uns para outros.

Equipe

Docente-responsável: Marcos Martinho dos Santos;
Docente: Ariovaldo Augusto Peterlini;
Discentes: Artur Costrino (M), Kabengele Ilunga (M), Ícaro Gatti (M), Izabella Lombardi Garbellini (M), Lucas Dezotti (M) e Thaís Morgato Martins (M).

Linha de Pesquisa: Estrutura da frase grega e latina

Financiador: CAPES


Épica e historiografia grega e latina: confluência de gêneros

a) Objeto: Epopéias e relatos historiográficos gregos e latinos.
b) Finalidade: Distinguir as práticas de diferentes épocas e  caracterizar as espécies da epopéia e historiografia.
Equipe

Docente-responsável: Marcos Martinho dos Santos
Discentes: Fernanda Messeder (D) e Priscila de Oliveira Campanholo (M)
Linha de Pesquisa: Narrativa greco-latina
Financiador: CAPES


A Representação da Pueritia

Equipe

Docente-responsável: Marly de Bari Matos
Discentes:
Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Financiador:
 


Retórica e Declamações—Sêneca

Equipe

Docente-responsável: Prof. Dr. Pablo Scwartz Frydman
Discentes:
Linha de Pesquisa:  Discurso teórico greco-latino
Financiador:
 


Poesia e teoria do jambo, da elegia, do epigrama e da poesia mélica na Antigüidade Clássica, do período arcaico ao helenístico

Pesquisadores:
Docente-responsável: Paula da Cunha Corrêa
Andrea Rotstein (Hebrew University of Jerusalem)
José Marcos Mariani de Macedo (FFLCH/USP)
Roosevelt Araújo da Rocha Jr. (UFPR)
Giuliana Ragusa de Faria - (FFLCH/USP)

Estudantes:
Sílvia Maria Marinho Galvão Anderson – mestranda (FAPESP)
Mariana do Amaral Mello – mestranda (FAPESP)
Lígia Ferreira Barison – mestranda
Rafael de Carvalho Matiello Brunhara – IC (FAPESP)

Linha de Pesquisa: Poesia lírica, satírica e didática
Financiador: CNPq


Imagens da Antiguidade Clássica

Imagem A finalidade da pesquisa é o estudo e a tradução de textos antigos greco-latinos que versem acerca da produção imagética (verbal e não-verbal) na Antigüidade Clássica, além da observação dos desdobramentos dessa doutrina nas artes visuais como conseqüência da teorização, é preocupação também a aferição das teorias retórico-poéticas em confinidade com as da pintura, da escultura e da numismática.

 

 

Equipe

 

Docente Responsável: Paulo Martins
Pesquisadores: João Angelo Oliva Neto e Daniel Rinaldi (UNAM/México)
Discentes: Melina Rodolpho (M), Irene Cristina Boschiero (D),  Simone Demboski Tonidandel (M), Lya Valéria Grizzo Serignolli (IC), Rosaângela Sanotoro de Souza Amato (M); Henrique Verri Fiebig (IC), Denise de Souza Ablas (IC), Cynthia Helena Dibbern (IC), Gdalva Marida da Conceição (IC).

Linha de Pesquisa: Discurso teórico greco-latino
Sítio do Grupo: Imagens da Antiguidade Clássica
Financiadores: CNPq—CAPES—FAPESP


A abordagem analítica do texto dramático latino

O projeto tem por finalidade o estudo de comédias e tragédias latinas, comportando traduções das mesmas e análises literárias dos textos com base em fundamentação teórica antiga (Aristóteles e Horácio, principalmente) e moderna.

 

Equipe

Docente-responsável: Zelia L. V. de A. Cardoso
Discentes: Nahim S. Carvalho Silva (M) e Valdemar Francisco de Oliveira Filho(D).
Linha de Pesquisa: Teatro greco-latino
Financiador: