Projeto: Português Língua Estrangeira: Modos de Ensinar; Maneiras de Aprender

Membros:

Prof. Dra. Maria Helena da Nóbrega (responsável)
Jonas Costa Saldanha

Início: 2010

Situação: em andamento

Resumo:

O projeto aborda a língua portuguesa para não nativos: português língua estrangeira (PLE) e português segunda língua (PL2). Duas perspectivas centrais norteiam a pesquisa: i) o viés teórico – concepções sobre ensino e aprendizagem – e ii) as questões didático-pedagógicas – práticas na sala de aula. Para que as análises não se limitem ao contexto do ensino, toma-se como teoria de base a linguística aplicada crítica, cujas propostas buscam flagrar a linguagem em situações reais de uma dada prática social, para buscar compreender a complexidade da vida contemporânea e intervir sobre ela. A metodologia qualitativa vai do diagnóstico dos problemas à intervenção sobre eles, sendo este o objetivo final da pesquisa: compreender PLE e PL2 como práticas sociais não formatadas apenas pelo aprendizado linguístico, mas como construções permanentes para a inclusão decisiva e atuante do aprendiz na formação discursiva da cultura-alvo.