Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH |
Disciplina: 0800004 - Atividades de Estágio em Literatura Brasileira Internship Activities – Brazilian Literature |
Créditos Aula: |
2 |
Créditos Trabalho: |
3 |
Carga Horária Total: |
120 h ( Estágio: 100 h ) |
Tipo: |
Semestral |
Ativação: |
Ementa |
Propiciar a aquisição de habilidades didáticas que permitam desenvolver atividades referentes às relações entre conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras e desafios práticos na sala de aula. Considerando elementos da disciplina Ensino de Literatura Brasileira, realizar atividades de preparação para a prática de ensino. |
Programa Resumido |
A formação do professor de literatura brasileira e a inserção na vida profissional. Funções do ensino de literatura, exigências escolares e currículos. Métodos e procedimentos de ensino. Correntes críticas, interpretação de textos e ensino. Materiais didáticos e recursos de apoio. |
Programa |
1. O professor de literatura: entre a formação e o exercício profissional. 2. Currículos escolares e ensino de literatura. Ensino médio e exames vestibulares. 3. Competências necessárias às atividades docentes. 4. Estratégias, métodos e procedimentos de ensino. 5. Planejamento e objetivos. Sistemas de avaliação no ensino de literatura. 6. Fundamentação do ensino: correntes críticas, historiografia literária e interpretação de textos. 7. Dilemas éticos da profissão. 8. Função das bibliotecas. Recursos de apoio dos professores. 9. Produção de materiais didáticos. Os manuais de literatura no ensino médio: críticas e perspectivas. 10. Atividades práticas. |
Metodologia A disciplina é ministrada em aulas expositivas, podendo incluir seminários, apresentações orais de alunos, leituras orientadas e pesquisa bibliográfica. Poderão eventualmente ser realizadas atividades com o emprego de recursos de tecnologias de informação, como por exemplo consultas a bancos de dados de textos, bibliotecas online, filmes articulados com a disciplina e emprego de softwares didáticos |
Avaliação |
|
|
Bibliografia |
|
|