Atividades de estágio ligadas à disciplina Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

 

Atividades de estágio ligadas à disciplina Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva

 

Responsáveis: Rosângela Sarteschi e Vima Lia Martin

 

 

Objetivos

Fornecer subsídios práticos aos alunos para que, através da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam apresentar propostas de intervenção no âmbito da escola e, mais especificamente, no âmbito da disciplina “Português”;

Formar alunos que possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.

 

 

Programa Resumido

Discussão sobre as relações entre diversidade cultural e educação; planejamento didático no âmbito da disciplina “Português”; elaboração de sequências didáticas e material didático à luz da Lei 11.645/08 (10.639/03) no contexto da LDB.

 

Programa

1. Diversidade cultural e educação;

2. Relações étnico-raciais na educação;

3. O ensino de Literatura no plano geral e nas especificidades da Língua Portuguesa;

4. Literatura e colonialismo: a emergência dos estudos das literaturas de língua portuguesa no Brasil;

5. A lei 11.645/08 (10.639/03): alcance e limites na sua aplicação no contexto da LDB;

6. Poéticas afro-brasileiras;

7. Literatura para jovens: textos brasileiros, portugueses e africanos;

8. Elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos.

 

Metodologia

Aulas expositivo-dialogadas com o apoio de diferentes tecnologias educacionais; discussão sobre vídeos e outros registros de experiências pedagógicas; condução de oficinas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos.

 

Avaliação

Elaboração de seminários para a apresentação das sequências didáticas e materiais didáticos elaborados.

 

Normas de recuperação

Não há

 

Bibliografia

 

ABDALA JR., Benjamin. “História Literária e o ensino das literaturas de língua portuguesa”.  In: De vôos e ilhas – Literatura e Comunitarismos. São Paulo: Ed. Ateliê, 2003.

ABRAMOWICZ, A., BARBOSA, L.M. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.

ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

BOSI, Alfredo. “Narrativa e resistência”. In: Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. (Org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília. MEC/Semtc, 2004.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Vol 1. Linguagem, códigos e suas tecnologias. MEC/Semtc, 2006.

BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: MEC, 2003.

BRASIL, Lei 11.645/2008. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Parecer CNE/CP 003/2004. Relatores: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora), Carlos Roberto Jamil Cury, Francisca Novantino, Marilia Ancona-Lopez. Brasília: MEC, 2004

BRASIL. Diretrizes Curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004

BRASIL. Orientações e ações para e educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1998.

______. “O direito literatura”. In Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COUTO, Mia. “O sertão brasileiro na savana moçambicana” In Pensatempos: textos de opinião. Lisboa/Maputo: Editorial Ndjira, 2005.

CUTI e FERNANDES, Maria das Dores (org.). Consciência negra do Brasil: os principais livros. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.

DUARTE, Eduardo de Assis & FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Literatura e afrodescendência no Brasil. Antologia crítica. 4 volumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FERREIRA, Ricardo Franklin. Afrodescendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Pallas, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1986.

GOMES, Nilma Lino (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

HERNANDES, Leila Leite. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

______. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Selo Negro Edições, 2006.

MUNANGA, Kabengele. Negritude. Usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1988.

_________. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PERISSÉ, Gabriel. Literatura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

SANTOS, Renato e LOBATO, Fátima (orgs.). Ações afirmativas. Políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 1999.

SERRANO, C. e WALDMAN, M. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.