FLC6309-1 – Avatares e Mundos Virtuais na Literatura e no Cinema

Disciplina Extemporânea

A disciplina, ou curso condensado, será oferecida nos  dias 14 e 15/09/2017 - das 9h às 12h e das 14h às 17h nos dois dias de curso.

Os interessados devem comparecer à secretaria do DLCV, de segunda à sexta, no horário das 14h às 18h, para realização da matrícula, até a data de início, ou seja, 14/09/2017, munidos de qualquer documento de identificação.

Para alunos de outros departamentos ou unidades, dirijam-se à secretaria do curso ao qual pertencem e solicitem a matrícula.

Ementa:

Sigla: FLC6309 - 1Tipo: POS
Nome: Avatares e Mundos Virtuais na Literatura e no Cinema
Área: Literatura Portuguesa (8150)

Carga horária: Total: 30h  Teórica: 4h  Prática: 4h   Estudo: 2h

Responsáveis:
Profa. Dra. Aparecida de Fatima Bueno
Prof. Dr. Pedro Emanuel Rosa Grincho Serra

Objetivos:
O curso visa interrogar os pressupostos teóricos e os instrumentos heurísticos que permitam pensar de forma crítica sobre a inscrição literária e cinematográfica de duas figurações vinculadas ao ‘virtual’: os avatares e os meta-mundos.

Justificativa:
A inscrição literária e cinematográfica de ‘avatares’ e ‘meta-mundos’ é pensada a partir de um enfoque intermedial, mas incidindo especificamente nos desafios colocados à problemática da mediação pela chamada ‘mediação radical’.

Conteúdo:
I. Sentidos do vocábulo ‘virtual’. Materialidades do ‘virtual’.
II. História e estudo dos mundos virtuais.
III. Avatares e Meta-Mundos. Inscrição do corpo no espaço virtual.
IV. Tecno-identidades na cultura digital.
V. Imaginação da comunidade virtual. Redes sociais e comunidades de jogos.
VI. A ‘vida virtual’ na literatura e no cinema.

Bibliografia:
Aboujaoude, Elias (2011). Virtually You. The Dangerous Powers of the E-Personality. New York/London: Norton.
Blascovich, Jim, and Jeremy N. Bailenson (2011). Infinite Reality: Avatars, Eternal Life, New Worlds, and the Dawn of the Virtual Revolution. New York: Harper Collins.
Bracken, Cheryl Campanella, and Paul D. Skalsi, eds. (2010). Immersed in Media: Telepresence in Everyday Life. New York: Taylor and Francis.
Coleman, Beth (2011). Hello Avatar: The Rise of the Networked Generation. Cambridge, MA: MIT Press.
Crang, Mike, Phil Crang, and John May (1999). Virtual Geographies: Bodies, Space, and Relations. London: Routledge.
Flichy, Patrice (2007). The Internet Imaginaire. Cambridge, CA: MIT Press.
Gaffey, Peter, ed. (2009). The Force of the Virtual: Deleuze, Science, and Philosophy. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Grimshaw, Mark, ed. (2014). The Oxford Handbook of Virtuality. Oxford University Press.
Heim, Michael (1993). The Metaphysics of Virtual Reality. New York: Oxford University Press.
Hinrichs, Randy and Charles Wankel, eds. (2012). Engaging the Avatar: New Frontiers in Immersive Education. Charlotte, NC: Information Age Publishing.
Massumi, Brian (2002). Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Durham, NC: Duke University Press.
Munster, Anna (2006). Materializing New Media: Embodiment in Information Aesthetics. Hanover, NH: University Press of New England.
Nusselder, André (2009). Interface Fantasy: A Lacanian Cyborg Ontology. Cambridge, MA: MIT Press.
Pearce, Celia (2009). Communities of Play: Emergent Cultures in Multiplayer Games and Virtual Worlds. Cambridge, MA: MIT Press.
Riegler, Alexander, Markus F. Peschl, Karl Edlinger, Gunther Fleck, and Walter Feigl, eds. (2001). Virtual Reality: Cognitive Foundations, Technological Issues and Philosophical Implications. Frankfurt am Main: Peter Lang Publishing.
Stanney, Kay M., ed. (2002). The Handbook of Virtual Environments: Design, Implementation, and Applications. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Turkle, Sherry (2011). Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New York: Basic Books.

Observacão:
O curso presta especial atenção à cinematografia dos seguintes filmes: Steven Lisberger, Tron, 1982; Andy Wachowski e Lana Wachowski, Matrix, 1999; David Cronenberg, eXistenZ, 1999; James Cameron, Avatar, 2009; Spike Jonze, Her, 2013. No que se refere ao romance cyberpunk, à ficção interactiva e ao romance gráfico incidir-se-á, sobretudo, sobre as seguintes obras: Neal Stephenson, Snow Crash, 1992; William Gibson, Neuromancer, 1984; Stuart Multhrop, Reagan Library, 1992; Peter Bagge, Other Lives, 2010.