Professora Titular Ieda Maria Alves

CV LATTES     Grupos de Pesquisa     Email: iemalves@usp.br      Telefone: (11)3091-4936

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos (1969), mestrado em Lettres Modernes pela Academie de Lettres de Besançon (1972) e doutorado em Linguistique - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1975), Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágios de pós-doutorado na Université Paris 3, na Université Paris 7, no Institut de la Langue Française (Nancy e CTN-Paris), na Université Laval. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, onde ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação. É membro do conselho editorial da Alfa - Revista de Lingüística, da revista Estudos Lingüísticos, da revista do GEL, da revista Neologica, da revista Dictionary, da revista Estudos Lingüísticos/Linguistica Studies. É membro da Dictionary Society Of North America, da European Association of Lexicography, da Société de Linguistique Romane, da Rede Ibero-Americana de Terminologia (RITerm), da Associação Brasileira de Lingüística e membro colaborador da Rede Realiter. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase nos estudos do Léxico, atuando principalmente nos seguintes temas: neologia, neologismo, lexicologia, lexicografia e terminologia.

Linha de Pesquisa

Estudos Diacrônicos e Sincrônicos do Português

Projeto de Pesquisa

Estudo da norma urbana culta da cidade de São Paulo (NURC/SP)