CV LATTES Grupos de Pesquisa Email: maricamp@usp.br Telefone: (11)3091-4294
Fez Licenciatura e Bacherado em Letras, Português-Alemão pela Universidade Mackenzie (1975); Bacheralado e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980); Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), bolsista CAPES; Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); bolsista CNPq em Estágio no exterior (bolsa sanduíche) - Université de Aix-Marseille I (2001). Até o primeiro semestre de 2008, fez parte do Programa de Pós-Graduação em Lingüística na Universidade do Cruzeiro do Sul (UNICSUL) como professora e pesquisadora. Atuou também nos cursos de Graduação em Pedagogia como professora das disciplinas de Língua Portuguesa e de Metodologia e Conteúdo de Língua Portuguesa. Atuou até agosto de 2008 como professora autônoma de Português Instrumental e Metodologia do Trabalho Científico em Literatura na COGEAE -PUC/SP. Pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Grupo de Pesquisa do CNPq "Linguagem, identidade e memória"; Em 2007, iniciou o Pós-Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem sob a supervisão da Profª Drª Elisabeth Brait, na PUC-SP, para desenvolver o projeto de pesquisa "Identidade, leitura e visualidade em livros didáticos". Atualmente é professora e pesquisadora efetiva com Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa RDIDP no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do discurso e Estudos da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, gênero do discurso, Revista do Brasil, discurso literário, análise dialógica do discurso, Monteiro Lobato-editor e crônica de arte/Mário de Andrade, a linguagem verbo-visual do trabalho do caipira nas pinturas de Almeida Júnior, leitura de materiais didáticos de língua portuguesa.
Linha de Pesquisa
Estudos do Discurso em Língua Portuguesa
Projetos de Pesquisa
Linguagens e identidades em materiais didáticos de língua portuguesa
Publicações