Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Paulo Roberto Gonçalves Segundo

email: 
paulosegundo@usp.br
Foto: 
Resumo: 

Doutor em Letras (2011), pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente em Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional e Análise da Conversação, e na interface entre linguagem e cognição, com destaque aos estudos em Semântica Cognitiva. Atualmente, participa como pesquisador do projeto "Para a História do Português Paulista", coordena o Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP (NEAC-USP) e é professor doutor em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Projeto: 

Padrões de Negociação Intersubjetiva em Gêneros Orais e Escritos no Português Brasileiro: uma análise crítico-discursiva e sistêmico-funcional

Descrição: O objetivo do projeto é investigar a configuração do processo de negociação intersubjetiva em uma gama de gêneros discursivos orais e escritos no Português Brasileiro. Nesse sentido, busca-se, por meio da análise dos recursos interpessoais, a partir de uma visão sistêmico-funcional, em diálogo com os modelos crítico-discursivos, depreender os padrões linguístico-discursivos que permitem aos produtores textuais exercer poder e solidariedade, constituindo assim diferentes graus de instanciação de autoridade, credibilidade, intimidade no jogo interacional..
 

Áreas: 
Filologia e Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: 

Teorias do Texto e do Discurso, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Teoria e Análise Lingüística