José Horácio de Almeida Nascimento Costa

horaciocosta23@hotmail.com

Poeta com vários livros de criação e crítica literária publicados em diversas línguas, como a espanhola, a inglesa, ou a búlgara. Seu último livro de poemas, "Ravenalas", foi editado em 2008 pela Editora Selo Demônio Negro. Recebeu o prêmio da APCA (Associaçâo Paulista de Críticos de Arte), em 1992, pela organizaçâo do encontro internacional que gerou o livro: "A palavra poética na América Latina". Defendeu tese de doutoramento original sobre o período formativo de José Saramago em 1993. Foi membro do júri de vários prêmios internacionais, e foi presidente do júri do Prêmio Octavio Paz de Poesia e Ensaio. Foi, também, presidente da ABEH - Associação Brasileira de Estudos de Homocultura no biênio 2006-2008. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Artes - New York University (1983), mestrado em Filosofia - Yale University (1986), mestrado em Artes - Yale University (1986) e doutorado em Filosofia (PhD)- Yale University (1994). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa Contemporânea, especialmente em poesia e no estudo do cânone poético das línguas portuguesa e espanhola. Traduziu poetas modernos centrais, como Octavio Paz, José Gorostiza, César Vallejo e Elisabeth Bishop. Morou vinte anos fora do Brasil, fixando residência em diversos países como EUA, Espanha, Portugal e México, onde foi professor-titular da Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM. Retornou ao Brasil em 2001. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Literatura Portuguesa

1. Poesia em Língua Portuguesa