Professor Doutor Mário Eduardo Viaro

CV LATTES       Grupos de Pesquisa      Email: maeviaro@usp.br       Telefone: (11)3091-4876

Possui graduação em Letras (Lingüística/Alemão - bacharelado: 1990/ licenciatura:1991) pela Universidade de São Paulo, onde também fez seu mestrado (1994) e doutorado (2001), ambos em Filologia Românica. Tem especializações na Alemanha (Mannheim/Institut für deutsche Sprache) e na Suíça (Chur/ Institut Rumancz Grischun). É professor doutor da Universidade de São Paulo e orienta na especialidade Morfologia Histórica, tendo obtido diversos auxílios. É tradutor juramentado de língua romena pela Junta Comercial do Estado de São Paulo. Coordena dois grupos de pesquisa: Morfologia Histórica do Português e Formação da Diversidade do Português Brasileiro, ambos cadastrados no CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, lingüística histórica, etimologia, morfologia histórica, sociolingüística, dialetologia do português e filologia românica.

Linha de Pesquisa

Estudos Diacrônicos e Sincrônicos do Português

Projetos de Pesquisa

Formação da diversidade do português brasileiro