Laboratório
Nos últimos anos, em especial no triênio 2007-2009, a FFLCH/USP, como um todo, e o Programa Filologia e Língua Portuguesa, como os demais da unidade, têm, efetivamente, desenvolvido ações para a implementação de laboratórios e disponibilização de recursos de informática. O Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Letras (LAPEL), cujas atividades são descritas a seguir, apresenta não só quantidade, mas também qualidade dos equipamentos e salas multimídias usadas pelo Programa. Ressalte-se a existência de espaços especialmente destinados aos estudantes da Pós, contendo equipamentos multimídia. Com a crescente demanda por recursos de audiovisual na Faculdade, iniciaram-se no final de 2004 estudos para reestruturar os laboratórios de Letras, tornando-se imprescindível para os Departamentos adquirir novos equipamentos e projetar laboratórios para a utilização de todos os cursos. A proposta de criar um Centro de Audiovisual para a área de Letras estruturou-se em duas linhas: a administrativa e a acadêmica. A administrativa regulamenta horários de funcionamento do Centro e dos Laboratórios, o número de funcionários, a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, e as verbas para cursos de qualificação profissional entre outros aspectos burocráticos. A acadêmica visa às linhas de pesquisa e ao ensino além de financiar projetos acadêmicos.
O LAPEL é constituído por três laboratórios multimídias, três laboratórios de pesquisa, um laboratório computacional didático e 1 laboratório de som e imagem. A Central de atendimento do LAPEL fica na sala 269 do prédio de Letras, conta com seis técnicos e atende das 07:40 às 22:50, de segunda a sexta-feira.
Lab. Multimídia 260
01 vídeo cassete, 01dvd player, 01 retroprojetor, 01 micro computador, 02 pontos de rede, 01 cabeçote (mesa/amplificador), 01 projetor multimídia, 03 microfones com pedestais, 02 aparelhos de ar-condicionado. O Laboratório acomoda 45 pessoas e 04 palestrantes.
Lab. Multimídia 261
01 vídeo cassete, 01dvd player, 01 retroprojetor, 01 micro computador, 02 pontos de rede 01 cabeçote (mesa/amplificador), 01 projetor multimídia, 01 aparelho de ar-condicionado. O Laboratório acomoda 45 pessoas e 02 palestrantes, possui revestimento acústico em dry-wall nas paredes e sistema de iluminação para projeções.
Lab. Pesquisa 262
01 micro computador, 02 pontos de rede, 01 projetor multimídia, 10 mesas modulares, 01 equipamento de vídeo-conferência.
Lab. Pesquisa 263
01 micro computador, 02 pontos de rede, 01 projetor multimídia, 10 mesas modulares.
Lab. Pesquisa 264
01 retroprojetor, 01 micro computador, 02 pontos de rede, 01 projetor multimídia, 10 mesas modulares, 01 equipamento de vídeo-conferência, 01 equipamento de transmissão on-line.
Lab. Multimídia 266
01 vídeo cassete, 01dvd player, 01 retroprojetor, 01 micro computador, 03 pontos de rede, 01 cabeçote (mesa/amplificador), 02 projetores multimídia, 03 microfones com pedestais, 01 câmara de vídeo-conferência, 01 kit de luz (fresneis de 300w, 650w, 1000w), 01 aparelho de ar-condicionado. O Laboratório acomoda 64 pessoas e 04 palestrantes, possui revestimento acústico em dry-wall nas paredes e sistema de iluminação para projeções. Esse tratamento especial nas cores e iluminação tem possibilitado o atendimento de curso de Libras. Para o programa Filologia e Língua Portuguesa, particularmente, foi possível realizar, no laboratório 266, via equipamento completo de vídeo-conferência, aulas com Universidades Americanas e Belgas, qualificações e seminários nacionais internacionais, e um curso para pós-graduandos e professores com Universidade Paris IV.
Lab. de Som e Imagem 265
03 ilhas de edição, 02 VCRs digitais, 02 filmadoras digitais, 03 microfones de mão, 01 microfone de lapela, 01 microfone shotgun, 01 mesa de som, 01 amplificador, 01 filtro/equalizador, 01 kit de luz (set-light)
Lab. Didático 267
30 microcomputadores conectados na rede com fones de ouvido e microfones. 01 projetor multimídia e 01 servidor. O laboratório possui bancadas individuais.
Central atendimento 269
06 microcomputadores, 01 TV29, 04 vídeo cassetes, 04 aparelhos de DVDs, 02 projetores de slides, 31 retroprojetores, 08 projetores multimídia, 02 filmadoras digitais, 02 tripés, 03 filmadoras VHS, 06 rádio-gravadores com CD/MP3, 02 impressoras, 02 microfones de mesa, 02 scanners, 03 mesas de som c/8canais, 07 notebooks, 03 gravadores digitais, 03 câmaras fotográficas, acervo de 100 filmes em VHS.
Em 2009, para o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, foram 161 atendimentos a área de Filologia e Língua Portuguesa, 11 a área de Literatura Africanas de Língua Portuguesa, 18 para a área Literatura Portuguesa, 14 a área de Filologia Românica, 15 a área de Literatura Brasileira, 23 a área de Estudos Comparados e Literatura de Língua Portuguesa, 07 a área Línguas Indígenas, 06 a área de Literatura Latina e 02 atendimentos a área de Literatura Grega; ao Departamento de Letras Orientais, foram 20 atendimentos a área de Literatura e Cultura Russa, 07 a área de Língua, Literatura e Cultura Árabe, 02 a área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica; para o Departamento de Linguística, foram 115 atendimentos a área de Semiótica e Linguística Geral; e 08 atendimentos ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. No laboratório computacional didático foram prestados 325 atendimentos ao Departamento de Letras Modernas e 114 atendimentos ao Departamento de Linguística.
As reformas dos laboratórios multimídias 102, 107 devem ser concluídas em 2010. Esses laboratórios já operam com projetores multimídia e cabeçotes (amplificadores/mesa) de som e também serão integrados ao centro de produção e farão transmissões on-line dos eventos que lá ocorrerem.
Após o término das reformas dos Laboratórios Multimídias, que já contam com melhor estrutura para receber congressos, simpósios e palestras, o LAPEL redefinirá os 03 Laboratórios de Pesquisa que continuarão a ser utilizados para discussão em grupo, projeção de filmes, transmissão online via IPTV/USP e vídeo-conferência com utilização de multiponto via CCE/USP.
Para o segundo semestre de 2010 já foi aprovado pela Diretoria da Faculdade e o Estudos Multimeios do CCE o Projeto do Centro de Produção do Lapel. Este Centro associa, via rede e cabeamento para monitoração e edição o Laboratório de Imagem e Som aos Laboratórios de Pesquisa.
No laboratório didático, onde há trinta microcomputadores e respectivas bancadas, foi instalado um servidor para gerenciar todas as máquinas. Tornando possível a realização de minicursos, e aulas de fonética e língua estrangeira.
Em 2009 o Departamento de Linguística também firmou um novo convênio com a Universidade Federal da Paraíba possibilitando ao LAPEL a aquisição do equipamento de vídeo-conferência Sony PCS G50.
O Laboratório multimídia 261 já recebe os sinais das emissoras de TV do Oriente Médio, China Continental, Taiwan e Japão, através de antenas parabólicas (sistema digital). Será instalada neste laboratório em 2010 uma TV LCD de 46 polegadas full hd.
O Lapel também pôs em prática, neste triênio, o projeto chamado pró-sala / pró-aluno. A idéia é reaproveitar e reciclar todos os microcomputadores que seriam recolhidos e colocá-los nas mais de 40 salas de aula do prédio de Letras.
Para o Programa Filologia e Língua Portuguesa, além do LAPEL, têm sido formados diversos ambientes propícios nos gabinetes dos docentes, via recursos da FAPESP, com aquisição de equipamentos para arquivo e análise controlada de dados, seja da linha filológica, que demanda coleta de manuscritos em arquivos públicos, seja das demais linhas do programa.
Bibliotecas
1. Histórico:
Em 1987 foi criado o Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (SBD/FFLCH/USP) que veio reunir, administrativamente, acervos e setores, tendo como principal objetivo a racionalização e dinamização de serviços, além da modernização da infra-estrutura de equipamentos e mobiliário, buscando obter condições para atender a grande demanda não só da comunidade USP, como também da comunidade científica nacional, uma vez que o acervo dessa biblioteca é um dos maiores e mais completos da área de Ciências Humanas do país. Em 1991 inaugurou-se o primeiro módulo da Biblioteca onde o acervo de Letras, os Serviços Administrativos e a Diretoria foram instalados. Em 2001, após o término do segundo módulo, integrou-se ao acervo já existente a coleção de Filosofia e Ciências Sociais. Em 2005, quando passou a ser chamada Biblioteca Florestan Fernandes, completou-se a terceira e última etapa da construção do prédio da Biblioteca, o que permitiu a consolidação da integração no mesmo espaço de todos os acervos correspondentes aos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras. O SBD participa do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) contribuindo com o Banco de Dados Bibliográficos da Universidade – Dedalus, com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e com a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais, além dos seguintes catálogos nacionais: Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, ambos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É também Biblioteca Base do Programa Nacional de Comutação Bibliográfica (COMUT).
A biblioteca Florestan Fernandes, portanto, centraliza todo o acervo dos cursos que a Faculdade abarca. Há uma política séria de manutenção e atualização do acervo, tanto de livros quanto de periódicos. A USP participa do Portal de Periódicos da CAPES e ainda mantém um grande número de assinaturas que não constam naquele portal. A biblioteca mantém convênios internacionais que também possibilitam o acesso a periódicos de muitas bibliotecas do mundo. Assim, o serviço de apoio interbibliotecas bem como o de empréstimos internacionais possibilita o acesso a obras já esgotadas ou indisponíveis no acervo. Seguem os dados da Biblioteca Florestan Fernandes referentes este último ano do triênio 2007-2009.
2. Dados Gerais - 2009
a) Área física – 6.200 m2
b) Horas de funcionamento / Dia – 13 h (Segunda a Sexta) / 4 h (Sábado)
c) Usuários Inscritos – 15.380
d) Quadro de funcionários - 15 Bibliotecários / 18 Técnicos / 12 Auxiliares
e) Catálogo: http://www.sbd.fflch.usp.br
3. Serviços
a) Seleção e Aquisição de Material Bibliográfico;
b) Tratamento da informação;
c) Cadastramento da Produção Científica da FFLCH/USP;
d) Tecnologia da Informação e Projetos
e) Serviço de Atendimento ao Usuário
f) Acesso à informação:
i. Empréstimo e consulta de material bibliográfico;
ii. Levantamentos bibliográficos em bases de dados nacionais e internacionais;
iii. Empréstimo entre bibliotecas local e regional;
iv. Reprodução de documentos;
v. Comutação bibliográfica nacional e internacional;
vi. Acesso às bases de dados nacionais e internacionais (referenciais, periódicos/documentos eletrônicos e e-books);
4. Assistência, visitas orientadas e treinamentos em bases de dados aos usuários;
5. Atendimento assistido aos usuários na sala de Obras Raras / Especiais e na sala de Materiais Especiais;
6. Normalização de publicações e catalogação na fonte
7. Orientação sobre o uso de normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses.
8. Infraestrutura - 2009
73 Microcomputadores para usuários; 58 Microcomputadores para equipe; 255 Mesas / cabines para estudo; 584 Assentos; 420 Armários guarda-volumes
9. Dados do Acervo (Geral) – 2009
387.212 Livros; 15.368 Teses / Dissertações; 169.372 Fascículos de Periódicos em papel; 263.311 Fascículos de Periódicos eletrônicos; 16.108 Multimeios
10. Crescimento do Acervo – 2009
8.038 Livros; 597 Teses/Dissertações; 1.500 Fascículos de Periódicos em Papel; 231 Multimeios (mapas, audiovisuais, microfilmes, etc.); 70 Outros tipos de documentos em papel
11. Tratamento da Informação (itens cadastrados no Dedalus) – 2009
Total de itens registrados / catalogados: 8.591 Livros; 556 Teses/Dissertações; 430 Multimeios; 1.500 Fascículos de Periódicos; 3.078 Produção Científica.
12. Bases de Dados Internas – 2009
Total de itens registrados: 8.936 Registro Patrimonial do Acervo; 26.804 Empréstimo; 35.740 TOTAL
13. Atendimento ao Usuário – 2009
432.922 Empréstimos; 447.619 Consultas ao Acervo; 999 Consultas às Bases de Dados e Periódicos Eletrônicos; 346.835 Freqüência de Usuários; 3.975 Empréstimo entre Bibliotecas (como Biblioteca Fornecedora); 5.856 Empréstimo entre Bibliotecas (como Biblioteca Solicitante); 295 / 14.933 Comutação Bibliográfica Pedidos Atendidos / Cópias; 53 / 1.760 Comutação Bibliográfica Solicitações / Cópias; 63 Normalização Técnica; Sessões 40 / Participantes 450 Treinamentos em Bases de Dados e Visitas Orientadas
14. Dotação Orçamentária – 2009
R$180.417,00 para Aquisição de Livros; R$ 478.568,40 para Aquisição de Periódicos; R$ 242.376,00 para Preservação e Conservação de Material Bibliográfico e Verba local R$ 80.283,00.
15. Projeto FAP-LIVROS VI – 2009 (encaminhado em 18/11/09. Em avaliação pela FAPESP)
Verba para Aquisição de Livros Estrangeiros: US$ 3.305.566.35
Verba para Reserva de importação: US$ 495.834.95
Total de verba solicitada para aquisição livros estrangeiros: US$ 3.801.401.30
Verba para Aquisição de Livros Nacionais: R$ 38.524.01
Total de Material Bibliográfico Internacional Solicitado: 28.611
Total de Material Bibliográfico Nacional Solicitado: 771
Total Geral de Material Bibliográfico Solicitado: 29.382
Recursos de informática
Tendo em vista a existência de uma política de atualização constante de equipamentos de informática na Universidade de São Paulo, já evidenciada na descrição do item "Laboratórios", a Faculdade e o Departamento estão totalmente informatizados, de maneira que os docentes e discentes do Programa podem frequentar cursos de vários níveis promovidos pelo Centro de Informática, em salas especialmente equipadas. Dispondo de senhas próprias os usuários, alunos e professores, têm acesso à internet e, daí, a toda sorte de informação digitalizada.
Nas Salas Pró-Aluno, os discentes podem também digitar e imprimir trabalhos de natureza acadêmica e todos os gabinetes dos docentes estão equipados com computadores com acesso direto à internet. Além disso, como já foi dito no item “Bibliotecas”, a Universidade mantém assinatura de bancos de periódicos que complementam o acervo disponível fisicamente na biblioteca, agilizando o acesso à informação. Nesse quesito, vale dizer que o JStor completo e o MUSE Project (nossas bases de dados mais importantes) podem também ser acessados em casa pelos alunos e docentes através de conexão VPN ou mesmo em quaisquer dependências da FFLCH, completamente acessível por wireless (WI-FI).
A Secretaria de Pós-Graduação do DLCV, FFLCH/USP, possui 4 computadores e 4 funcionários para atender às necessidades de serviços administrativos do Programa Filologia Portuguesa e dos demais programas do Departamento.
Contamos com uma seção especializada em informática que se ocupa na nossa faculdade de: 3900 pontos de rede, 1277 computadores, 1418 equipamentos conectados na rede (impressoras, computadores, antenas wireless, 22 access point (antenas wireless), além de ter prestado, em 2009, 1609 assessorias especializadas ao conjunto da FFLCH.
Outras informações
Para a utilização da verba PROAP o Programa, que recebeu em 2009 a quantia de R$ 44.600,00 em 04 parcelas fixas, elabora um orçamento para utilização da referida verba, suprindo gastos com i) auxílio para desenvolvimento de estudos e pesquisa, ii) material de consumo, iii) passagem e despesas com locomoção, iv) serviços de terceiros pessoa jurídica, v) diárias, vi) auxílio. Recursos individuais são obtidos junto a instituições como o Ministério de Educação, Editoras, Escolas e IES particulares, além de algumas instituições internacionais que apoiam pontualmente alguma pesquisa. O Projeto história do português paulista (PHPP- Projeto caipira), projeto temático de equipe FAPESP (Proc. 06/55944-0), conta com duas salas informatizadas, como sede própria dentro do campus da USP, para a realização das tarefas dos pesquisadores envolvidos.
1. Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil:
A Universidade de São Paulo conta com o programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil que atende alunos de graduação e de pós-graduação, abrangendo todos os campi da universidade, tanto os dois da capital, como os do interior.
O apoio se dá com alocação de recursos que podem ser convertidos da seguinte forma de acordo com faixa de perfil: P1: dois apoios e uma bolsa ou três apoios; P2: uma bolsa e um apoio e P3: alimentação ou outra bolsa. A alocação de apoios e bolsas está diretamente vinculada à disponibilidade de recursos, razão pela qual, podem ser estendidos a outras faixas.
No campus Butantã, são oferecidos os seguintes apoios: vaga moradia; auxílio moradia e alimentação. Foram distribuídos os seguintes auxílios até agosto de 2009: P1: 610 alunos, 46,71%(do total desse tipo de auxílio); P2: 776 alunos, 43, 21% (do total desse tipo de auxílio) e P3: 401 alunos 40,10% (do total desse tipo de auxílio).
Quanto ao apoio moradia, em nosso campus, foram concedidos 739 apoios (seja como vaga, seja com auxílio); quanto ao apoio alimentação, foram concedidos 1162 apoios.
2. Hospital Universitário:
Todo aluno matriculado na pós-graduação tem direito de usufruir os serviços do Hospital Universitário, como membro da Comunidade USP, a qual conta com atendimento diferenciado, atendendo nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia.
Sua infra-estrutura conta com: 258 leitos; 09 salas de Centro Cirúrgico; 04 salas de Centro Obstétrico; 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adultos; 06 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; 05 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatológica; de 07 leitos de Recuperação Pós-Anestésica; 57 consultórios de Atendimento Ambulatorial; 13 consultórios de Pronto Atendimento; 05 consultórios de Triagem; 11 leitos de Observação Adultos; 12 leitos de Observação Pediatria; 02 leitos de Observação Obstetrícia; 01 sala de Reanimação Cardio-Respiratória; 05 Anfiteatros e 17 Salas de Aula.
3. Transporte coletivo:
O Sistema de transportes no campus é mantido pela Prefeitura do Campus da Capital do Estado de São Paulo. Este sistema contempla transporte urbano interno e um sistema de transporte especial voltado ao melhor conforto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Todo este complexo é montado visando a conexão com as várias unidades de ensino e pesquisa aqui instaladas e tem como premissa atender a todos os usuários com qualidade. Em pesquisa sobre o perfil do usuário dos transportes coletivos realizada em novembro de 2007, detectou-se que cerca de oitenta por cento dos passageiros são alunos e/ou funcionários que aqui estudam e trabalham.
Transporte gratuito (Circular 1 e circular 2), é ofertado a todos os freqüentadores em intervalos regulares, de segunda a sexta-feira, das 6h10 às 23h55 horas e, aos sábados e domingos, das 6h20 às 22h40 horas.
4. Alimentação:
Os alunos e docentes do Programa ainda contam com uma rede de restaurantes Universitários. São eles: Restaurante Central; Restaurante I.Química; Restaurante I. Física; Restaurante E.Enfermagem; Restaurante dos Docentes; PCO; Restaurante XI Agosto e Restaurante Saúde Pública, sendo os dois últimos, localizados fora do campus Butantã.
O valor da refeição em 2009/2010 é de: R$ 1,90 para alunos; R$ 2,50 para funcionários e R$ 7,50 para visitantes. O cardápio semanal é oferecido on-line, como exemplo, pode-se verificar: http://www.usp.br/coseas/cardapio.html.
5. Creche:
O aluno do Programa pode também pleitear junto à COSEAS, vaga para seus filhos em idade pré-escolar, entretanto como a demanda é muito grande, pois atende à toda comunidade USP, a seleção é feita a partir de análise sócio-econômica.
6. Rede de bancos:
O Campus Butantã da USP oferece aos alunos do Programa uma excelente facilidade: uma praça bancária. Ela é extremamente bem equipada e, fundamentalmente, segura, já que está dentro do próprio campus. Os Bancos que oferecem seus serviços são: Banco do Brasil; Nossa Caixa-Nosso Banco; Santander; Real/Santander; Itaú e Bradesco, de forma que, as principais instituições financeiras do Brasil ali estão a fim de facilitar a vida de alunos e docentes.
7. CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas:
Todo aluno matriculado na Pós-graduação tem acesso irrestrito às dependências do Centro de Prática Esportiva da USP – CEPEUSP e aos serviços por ele oferecidos
O CEPEUSP tem sua infra-estrutura composta com as seguintes instalações. 3 campos de futebol (1 estádio olímpico para 35.000 pessoas), 2 campos de futebol society, 1 ginásio coberto, com 6 módulos para esportes coletivos e individuais, 12 quadras poliesportivas descobertas, 9 quadras de tênis (piso sintético), 1 paredão para "bate-bola", 1 pista de atletismo e campo de provas, 1 pista interna para jogging (1.050m - com aparelhos), conjunto aquático com: 1 piscina olímpica, 1 tanque para saltos, 1 conjunto de piscinas múltiplas (1 de 50m e 2 de 25m), Velódromo oficial (arquibancada para 10.000 pessoas e uma quadra interna múltipla).
Além destas instalações o CEPEUSP dispõe de uma raia olímpica, com 2.150m de extensão por 100m de largura, onde se realizam competições estaduais e nacionais de remo e canoagem. A raia ainda abriga, ao seu redor, uma ciclovia com 4.081m de extensão. No âmbito de suas atividades esportivas, o Centro mantém uma série de programas bem para melhor orientação e atendimento aos usuários.
8. Guarda Universitária USP:
Subordinada do Conselho de Segurança e Qualidade de Vida da USP e ligada ao Prefeitura da Cidade Universitária. Está inserida no organograma da prefeitura como uma Divisão de Operações - órgão executor - chefiada por um Diretor de Segurança, nomeado pelo reitor ou contratado pela reitoria ou ascendido dos cargos da Guarda Universitária por mérito e competência avaliada pelo Reitor e aprovado pelo Conselho de Segurança e Qualidade de Vida da Universidade de São Paulo.
9. Serviços USP – Online: Sistema Urânia:
A Universidade oferece aos seus alunos um site especializado em seus serviços. Nele basta o usuário indicar o que procura para que possa assim navegar sobre as informações compiladas.