MARIANGELA DE ARAUJO

araujomar@usp.br

possui Bacharelado em Letras (1996) e Licenciatura em Língua Portuguesa (1997) pela Universidade de São Paulo. Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, Lexicologia e Neologia em língua portuguesa.

2012 - Atual
InterLEC - Interfaces entre Léxico, Ensino e Cultura

Descrição: Neste Projeto tem-se como objetivo aprofundar os estudos sobre as interfaces existentes entre o léxico e a cultura, e o léxico e o ensino. Nesse sentido, buscará descrever e analisar o léxico de acordo com diferentes enfoques nessas relações, demonstrando como estas podem gerar constatações interessantes e contribuições a diferentes áreas do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Mariangela de Araujo - Coordenador / Paulo Henrique de Souza - Integrante / Marcus Vinícius Cunha Martins - Integrante / Luiz Ricardo Costa - Integrante / Luís Henrique Serra - Integrante / Pâmela Teixeira Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

2010 - Atual
Subsídios para a elaboração de um dicionário terminológico das Ciências Naturais para professores atuantes no Ensino Fundamental I: a constituição de uma base de dados terminológicos

Descrição: Este Projeto visa à constituição de uma base de dados terminológicos sobre as Ciências Naturais, a fim de reunir e armazenar informações relevantes para um estudo terminológico e a elaboração de um dicionário terminológico das Ciências Naturais, destinado a professores que atuam no Ensino Fundamental I em escolas brasileiras. Para alcançar esse objetivo, será feito um levantamento dos termos e conceitos abordados em livros didáticos sobre Ciências, voltados a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1.o ao 5.o ano). Os livros que constituirão o corpus de estudo foram selecionados no Plano Nacional do Livro Didático, de 2010 e de 2013, ambos elaborados pelo MEC. Com vistas ao desenvolvimento do Projeto ora proposto, será utilizado o aparato teórico-metodológico desenvolvido pela Terminologia, cujos estudos têm avançado no sentido de oferecem ao pesquisador-terminológo não apenas procedimentos metodológicos para a elaboração de bases de dados e de dicionários terminológicos, mas também uma teoria que dê conta dos fenômenos linguísticos observados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mariangela de Araujo - Coordenador / Paulo Henrique de Souza - Integrante / Ariane Vicente Mota - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

Filologia e Língua Portuguesa