Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Yudith Rosenbaum

email: 
yudith@uol.com.br
Foto: 
Resumo: 

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo na área de literatura brasileira. Trabalhou como psicóloga educacional durante quinze anos e atendeu por dez anos em clínica psicanalítica. Atua na interface da Literatura com a Psicanálise, especializando-se em autores do século XX, como Manuel Bandeira, Clarice LIspector e Guimarães Rosa.

Projeto: 

Estudo Psicanalítico da obra de Clarice Lispector

Análise e interpretação de Clarice Lispector à luz do referencial psicanalítico e das categorias críticas da narrativa moderna abordando os aspectos da negatividade presentes na escritura-ruptura, corrosão, transgressão e inversões de sentido.

Psicanálise e Literatura: A obra de Guimarães Rosa

Estudo da obra variada considerando os aspectos estilísticos e temáticos da narrativa moderna e da referencial psicanalítica. O estudo estará aberto a autores do contexto da literatura do século XX, que possam dialogar com a narrativa moderna e com a psicanálise.

Áreas: 
Literatura Brasileira
Linha de Pesquisa: 

1. Crítica e História Literária 2.Literatura e Psicanálise