WALDEMAR FERREIRA NETTO

wafnetto@usp.br

tem graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Lingüística, com trabalho sobre a fonologia da língua portuguesa na fronteira Brasil-Paraguai, pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Lingüística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo (1994), e livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia e fonética da língua portuguesa português; inserção da escrita em sociedades com predomínio da tradição oral. É pesquisador bolsista do CNPq.

ExProsodia - Análise automática da entoação na língua portuguesa

É objetivo deste projeto descrever a entoação da língua portuguesa por meio de instrumentos automáticos e com as hipóteses verificadas em testes de percepção. Para isso, entendemos a entoação a variação temporal de f0 como uma série temporal cujas 3 componentes finalização, sustentação e foco/ênfase são interpretadas isoladamente e de forma semelhante à organização melódica própria de uma sociedade. Também é objetivo aprimorar o aplicativo de análise automática da entoação da fala ExProsodia para garantir que as análises automáticas deem respaldo correto às análises. este projeto ocorre em três grandes áreas de pesquisa: análise da produção da entoação na fala, análise da percepção da entoação na fala e o aprimoramento do instrumento de análise automáticada entoação na fala. A análise da produção da entoação na fala desenvolve-se considerando as formas de manifestação: fala espontânea, leitura, textos longos/narrativas, diálogos e canções. Os dados para as análises de fala espontânea, leitura e diálogos são coletados nos meios de comunicação e na internet, para a autenticidade dos mesmos, com algumas restrições de caráter acústico; os dados relativos às canções e às narrativas decorrerão de pesquisa de campo. A análise da percepção da entoação na fala desenvolve-se quanto a finalizações, JNDs (Just Noticiable Differences), Foco/Ênfase, pedal/escala/modo. Os dados para as análises são coletados em pesquisa de campo, em experimentos controlados. O aprimoramento do aplicativo ExProsodia desenvolve-se quanto ao estabelecimento da Frequência Média (ou Tom Médio) das falas analisadas, a escala de cinco tons, as unidades CPS (Candidatos a Pico Silábico), a duração das unidades extraídas da fala (pausas e alongamentos excessivos), a correlação da intensidade com a extração dessas unidades, a formação das pausas e os alongamentos excessivos das unidades CPS e a decomposição da série temporal em Finalização (F), Sustentação (S) e Foco/ênfase (E).

Filologia e Língua Portuguesa

1. Análise automática da entoação da língua portuguesa 2. A inserção da escrita em comunidades com predomínio da oralidade