Verena Kewitz

kewitz@usp.br

possui graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: proposta multissistêmica da língua, ser/estar, Português Brasileiro, Lingüística Cognitiva, Semântica Cognitiva, História Social do Português Paulista, preposições, edição de corpora do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB).

Formação de corpora e estudos lingüísticos: contribuições para a História do Português Paulista (sécs. XVII-XX)

A proposta de trabalho aqui apresentada tem como objetivo central relacionar três pontos de vista da língua: Filologia, Linguística Histórica e Tradições Discursivas. Cada uma dessas abordagens contribuirá para um melhor entendimento das mudanças lingüísticas ocorridas no Português Brasileiro e Paulista, por serem complementares e por permitirem traçar uma descrição mais segura dos usos reais da língua e das estratégias de escolha dos interlocutores. Pretende-se, para tanto, redefinir os critérios de formação de corpora, coletar corpora, observar a história dos textos e levantar dados linguísticos.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Mudança gramatical do Português Paulista 2. Organização do corpus diacrônico do português paulista