Ricardo da Cunha Lima

rcl@usp.br

Possui graduação em Cinema (Comunicação Social) pela ECA/USP (Universidade de São Paulo) (1989), graduações incompletas em Filosofia e Letras (Unicamp), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da área de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo e membro de diversas associações científicas e culturais. É líder do grupo de pesquisa "República das Letras - Estudos da Literatura Renascentista em Latim". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Latina, Literatura Neolatina, Renascimento, Língua Latina (tradução), Literatura Infantojuvenil e Poesia Infantil. Foi agraciado, como escritor e poeta, com vários prêmios literários, incluindo, por duas vezes, o Prêmio Jabuti.

A dinâmica da intertextualidade na obra poética do humanista português Antônio de Gouveia e em suas fontes clássicas

Edição da obra poética quinhentista de Antônio de Gouveia (epigramas e elegias), com foco nas relações intertextuais de imitação de autores clássicos como Ovídio e Virgílio

Língua e Literatura Latina

1. Discurso teórico greco-latino