Rosane de Sá Amado

sorriso@usp.br
ro.amado@gmail.com

Possui bacharelado em Letras, habilitação Árabe- Português, pela Universidade de São Paulo (1993), licenciatura em Português pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado e doutourado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2000 e 2004, respectivamente) em pesquisa sobre o Pykobjê-Timbira, língua indígena da família Jê. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo e diretora do Centro de Línguas da mesma universidade. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, português como segunda língua e morfofonologia.

Aquisição do português como L2 pelos povos timbira

O objetivo deste projeto é analisar as dificuldades enfrentadas por alunos Timbira quanto ao uso da língua portuguesa escrita e falada.

Aquisição/aprendizagem do português por falantes de outras línguas

O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de aquisição e aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quando comunidades indígenas.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Estudos de Lingüística Aplicada do Português