Paola Poma

ppoma@usp.br

Paola Poma é professora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (Usp). Seu doutorado "O Mito Fernando Pessoa: de autor á personagem" foi defendido em 2003 na mesma universidade sob orientação da Professora Doutora Maria Helena Nery Garcez. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a poesia portuguesa do século XX, especialmente os autores Sophia de Mello Breyner Andrese, Herberto Helder, Manuel António Pina e Adília Lopes.

Tradição e Pós-Modernidade

Este projeto tem como objetivo principal analisar a influência da tradição literária na poesia portuguesa contemporânea, masi especificamente nas obras poéticas de Adília Lopes e Herberto Helder e na ficção de Maria Gabriela Llansol. Pode-se perceber, através de um estudo constante, a presença de outros autores e textos literários na produção destes escritores. Tal presença reconstrói-se de maneira muito diversificada tangenciando sempre a postura do poeta que a revisita. A pesquisa, portanto, pretende investigar e analisar o modo como se constrói esta revisitação do passado, marcada, simultaneamente, pelo diálogo intertextual e pela crítica ao mundo contemporâneo. A partir desta investigação, adentra-se não só nas questões da linguagem, visto a revisistação propiciar o uso das paródias, inversões, paradoxos, pastiches e intertextualidades, mas especialmente na constatação da alteração dos gêneros literários dos textos revisistados.

Literatura Portuguesa

1. A poesia portuguesa no século XX