Paula da Cunha Corrêa

correa@usp.br

possui Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado em Letras Clássicas (RHBNC, University of London 1987), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado em Letras Clássicas (Oxford University 2001). Atualmente é Professora Associada (MS-5) de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo e pesquisadora do CNPq (Bolsa Pq 1d). É autora de "Armas e Varões; a Guerra na Poesia de Arquíloco" (Edunesp 2009, 2a edição revista e ampliada), "Harmonia: Mito e Música na Grécia Antiga" (Humanitas 2009, 2a edição revista), "Um Bestiário Arcaico; fábulas e imagens de animais na poesia de Arquíloco" (Edunicamp, 2010), e dedica-se principalmente ao estudo da poesia grega arcaica.

Novos poemas de Simônides, Arquíloco e Safo, e a teoria dos gêneros na poesia grega arcaica

Estudo sobre os novos poemas de Simônides (P.Oxy. no. 3965), Arquíloco (P.Oxy. no. 4708) e Safo (P. Köln inv. 21351, 21376 + 58 Voigt, P.Oxy. no. 1787 fr. 1), e a sua repercussão nos estudos de gêneros poéticos gregos antigos.

Língua e Literatura Grega

1. A lírica marcial de Arquíloco 2. A Fábula Arcaica: Arquíloco de Paros 3. Narrativas e imagens eróticas nos fragmentos de Arquíloco 4. A fábula: a teoria do gênero e a ética e a moralidade na Grécia arcaica