Paulo Martins

paulomar@usp.br

Bacharel em Letras Clássicas (Grego e Latim) pela Universidade de São Paulo em 1991, mestre e doutor em Letras Clássicas pela mesma Universidade em 1996 e 2003 respectivamente, Paulo Martins foi professor de língua e Literatura Latina em diversas universidades particulares de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Assis, além de ter sido professor de Literatura e língua Portuguesa no Ensino Médio em colégios de São Paulo. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na graduação e pós-graduação. É Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC (2010-2011), Presidente do Conselho Editorial da revista Classica e seu editor. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Letras Clássicas/USP entre julho de 2009 e julho de 2011. É pesquisador (Membro Associado) junto ao Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade (PROAERA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Retórica e Doutrinas Artísticas". Coordena o grupo/núcleo de pesquisa e de estudos "Imagens da Antiguidade Clássica - IAC/USP", credenciado junto a SBEC. Tem experiência nas áreas das Letras Clássicas, com ênfase nos seguintes temas: Elegia Clássica (greco-Iatina) e Retórica e Poética da Imagem verbal e não-verbal na Antiguidade Clássica, essa última área constitui Grupo de Pesquisa junto ao CNPq, do qual é líder. Possui dois livros publicados recentemente e dois no prelo: Imagem e Poder pela Edusp/São Paulo e Algumas Visões da Antiguidade pela 7Letras/Rio de Janeiro.

A imagem das palavras e a palavra das imagens

O Projeto de Pesquisa em questão está inserido na Linha de Pesquisa Discurso Teórico Greco-Latino do PPGLC do DLCV da FFLCH/USP. Seus objetivos são: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos. 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas. 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica. 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana. 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa. 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética.

Língua e Literatura Latina

1. Discurso Téorico Greco-Latino 2. Poesia lírica, satírica e didática 3. A Elegia Romana