Osvaldo Humberto Leonard Ceschin

oceschin@usp.br

Possui graduação e licenciatura em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1969) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicografia, discurso, texto e jornalismo em língua portuguesa;estilística; lexicografia; filologia; semântica lexical, cultura portuguesa e língua portuguesa;história; poesia medieval. Publicou em 2004, pela Editora Humanitas-FFLCH, Poesia e História nos Cancioneiros Medievais- OCancioneiro do Infanção.Participa do GEMPO-Grupo de Estudos Medievais Portugueses.

Cantigas de SANTA MARIA de Afonso X :Temas e Comentários

O repertório temático das CSM do Rei Sábio trazem variados aspectos que, em seu conjunto, revelam dados e aspectos informativos acerca de sua constituição como Cancioneiro, acerca de suas fontes e de sua formação como obra literária de valor expressivo,motivando sempre interesse para o estudo da Literatura,da Língua e da Cultura Medieval Galaico-Portuguesa,

Filologia e Língua Portuguesa

Filologia Portuguesa