Marcos Martinho dos Santos

marcos.martinho@usp.br

Possui graduação e bacharelado em latim pela FFLCH/USP (1988); graduação e bacharelado em português pela FFLCH/USP (1988); graduação e licenciatura em latim pela FE/USP (1988); graduação e licenciatura em português pela FE/USP (1988); mestrado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (1997); doutorado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (2002), desenvolvido com bolsa da CAPES na UMR 710 do Centre Nacional de la Recherche Scientifique "Année épigraphique" (Paris/FRANÇA, dez. 1999 - mai. 2001). Além disso, realizou estágio pós-doutoral na Fondation Hardt "Pour l'étude de l'Antiquité classique" (Genebra/SUÍÇA, 2004). Atualmente, é professor do curso de graduação em letras e do programa de pós-graduação em letras clássicas da Universidade de São Paulo e é líder do grupo de pesquisa do CNPq "Entre retórica e gramática greco-latina". Atuou como Professor Visitante em: cursos de graduação e pós-graduação em letras clássicas da UFR da Université de Lille 3 (França, fev.-abr. 2008), curso de pós-graduação em letras clássicas da Université de Paris IV - Sorbonne (França, mai.-jun. 2010), curso de pós-graduação em letras da Université Paris-Est (França, mai.-jun. 2010). É membro de: Conselho Consultivo e Deliberativo (gestão 2010-2011) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); POLYMNIA Programme de Recherche sur les Mythographes Antiques et Modernes (U. Lille 3 - U. Paris VIII); Conselho Científico da Société Internationale des Amis de Cicéron (SIAC). Bolsista do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa: 2010-2012).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: retórica, poética e gramática greco-latina e mitografia greco-latina.

Os meios de produzir o riso na poesia e na prosa greco-latina

Métrica e música na Antigüidade clássica

Língua e Literatura Latina

1. alegoria 2. gramáticos e retores gregos e latinos 3. metaplasmos, figuras e tropos 4. gêneros do discurso 5. gênero dialógico 6. epistolografia 7. metaplasmos, figuras e tropos 8. gramáticos e retores gregos e latinos