MARIA DOS PRAZERES SANTOS MENDES

pmendes@usp.br

Possui, pela Universidade Católica de São Paulo, graduação em Letras, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, (1969), mestrado em Teoria Literária (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica, (1994). Lecionou, nessa universidade, na Faculdade de Comunicação e Filosofia, departamento de Arte, as disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil eTeoria Literária, junto aos cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade, de 1970 a 2005. É professora doutora da Universidade de São Paulo, desde 1993, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Leciona, na graduação, Literatura Infantil/Juvenil: linguagens do Imaginário, além de disciplinas na pós-graduação que, juntamente com as pesquisas já desenvolvidas e outras ainda ativas, visem esclarecer e aprofundar os estudos teórico-críticos que embasam a produção e a recepção da arte literária, em paralelo a outras artes, a mídia e a tecnologia, para crianças e jovens e para adultos, levando-se em conta diferentes registros de linguagem, do verbal ao visual.

literatura e oralidade

Estudar obras literárias das décadas de 80 e 90, tratando da questão dos gêneros literários: fronteiras e imbricamento. Estudo de narrativas e poemas à luz de novas teorias e críticas literárias que propiciem o desvendamento das marcas da modernidade.

Literatura Infantil e Juvenil

1. Literatura: natureza e função ao longo dos tempos