Maria Helena da Nóbrega

mhn135@usp.br

Possui graduação em Letras, habilitação Tradutor-Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1984), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000), com bolsa de estudo Capes para pesquisa de um ano na Universidade de Oxford (Inglaterra, 1999). Foi professora-leitora durante dois anos na Universidade de Aarhus (Dinamarca, 2002 e 2003). Atualmente exerce o cargo de professora doutora MS3, RDIDP, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, atuando principalmente em temas relacionados a ensino de português língua estrangeira e formação de professor.

Ensino e Formação de Professores de Português Língua Estrangeira no Brasil - Programa Ensinar com Pesquisa

Português Língua Estrangeira: Modos de Ensinar; Maneiras de Aprender

O projeto aborda a língua portuguesa para não nativos: português língua estrangeira (PLE) e português segunda língua (PL2). Duas perspectivas centrais norteiam a pesquisa: i) o viés teórico concepções sobre ensino e aprendizagem e ii) as questões didático-pedagógicas práticas na sala de aula. Para que as análises não se limitem ao contexto do ensino, toma-se como teoria de base a linguística aplicada crítica, cujas propostas buscam flagrar a linguagem em situações reais de uma dada prática social, para buscar compreender a complexidade da vida contemporânea e intervir sobre ela. A metodologia qualitativa vai do diagnóstico dos problemas à intervenção sobre eles, sendo este o objetivo final da pesquisa: compreender PLE e PL2 como práticas sociais não formatadas apenas pelo aprendizado linguístico, mas como construções permanentes para a inclusão decisiva e atuante do aprendiz na formação discursiva da cultura-alvo.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Grupo de estudos de português para falantes de outras línguas (GE-PFOL) 2. Grupo de Estudos de Línguas em Contato - GELIC