MARIA INÊS BATISTA CAMPOS

maria.maricamp@gmail.com

Pesquisadora e professora doutora da Universidade de São Paulo (2008) no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Desenvolveu o projeto de Pós-Doutorado "Identidade, leitura e visualidade em livros didáticos" (2007-2009) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP. Licenciatura e Bacherado em Letras, Português-Alemão (1975); Bacheralado e Licenciatura em Filosofia (1980); Mestrado em Língua Portuguesa (1996), bolsista CAPES; Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2002),bolsista CNPq; Estágio no exterior (bolsa sanduíche) - Université de Aix-Marseille I (2001), bolsista CAPES. Pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Grupo de Pesquisa do CNPq "Linguagem, Identidade e Memória". Experiência na área de Teoria e Análise Linguística e de Língua Portuguesa, com ênfase nos Estudos da Linguagem, atuando principalmente com os temas: teoria dialógica do discurso, gênero do discurso, discurso literário, linguagem verbo-visual, leitura e produção de materiais didáticos de língua portuguesa.

Análise de textos e discursos. Gêneros, interação, sociocognição e ensino de língua portuguesa

Este projeto faz parte do PROCAD/NF 294/2010, estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo de tal projeto é fortalecer e desenvolver o PPGEL/UFRN, com o apoio e a parceria de Programas de Pós-Graduação já experimentados, como é o caso da PUC/SP e da USP. Para tanto, haverá um diálogo entre diversos eixos teóricos e a cooperação entre pesquisadores de linhas teóricas diferentes, mas com um denominador comum: projetos que têm por base a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros, a Análise do Discurso, a Sociolinguística Interacional e a Linguística Aplicada. Além do diálogo entre programas de pós-graduação de universidades diferentes e experimentadas, existe a meta de consolidar uma nova linha de pesquisa no PPGEL/UFRN: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa.

Linguagens e identidades em materiais didáticos de língua portuguesa

Este projeto tem como tema principal o estudo de práticas de leitura, escrita e oralidade em textos verbais e verbo-visuais proposto em diferentes materiais didáticos. A proposta é recuperar os documentos oficiais de ensino de língua portuguesa dirigidos ao ensino fundamental e médio e analisar suas diretrizes linguísticas na produção do material didático da escola brasileira. O objetivo é contribuir na formação de jovens universitários que pretendem formar-se como profissionais do ensino. O pressuposto é de que é possível realizar um trabalho de leitura de textos verbais e não-verbais, e de escrita com profundas bases teórico-metodológicas da Análise dialógica do discurso, especialmente, os conceitos bakhtinianos de esfera, forma, conteúdo, material estético, autor, estética, ética, excedente de visão, horizonte de expectativa, gênero do discurso.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Análise dialógica do discurso