Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

MARIA ZILDA DA CUNHA

email: 
mariazildacunha@hotmail.com
Foto: 
Resumo: 

possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Sra do Patrtocínio (1977), graduação em Letras pela Faculdade de Cencias e Letras de Bragança Paulista (1973), em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Sao Paulo (1972), pós graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapiense (1989), especialização em Psicomotricidade pelo Instituto GAE (1991), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Projeto: 

Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens

Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva, que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes. Propostas gerais: refletir sobre as produções culturais e suas relações com a literatura Infantil e Juvenil, requer ter em mente questões referentes à literaridade, considerando que o caráter estético/literário está não somente na perícia do uso da linguagem, como também nos elementos sócio-culturais. Pretende-se, com essa perspectiva, estudar os diferentes meios e linguagens contemporâneas e seu diálogo com a literatura, perpetuando, subvertendo ou providenciando novos vetores estilísticos e novos discursos; discutir sobre os possíveis imbricamentos que ocorrem na interação intermeios. Linhas de pesquisa: literatura Infantil e Juvenil /literatura e sociedade. Objeto de pesquisa: a literatura infantil e juvenil e os novos meios de produção; relações dialógicas: literatura: palavra e imagem; literatura e animação/cinema; literatura e HQ., compreendendo diferentes vias de contato na construção narrativa. Em última instância, - esta pesquisa pretende o aprofundamento das reflexões sobre as relações que as crianças (diante do hibridismo de códigos e linguagens) estabelecem com a linguagem literária, questão que implica uma reflexão acerca da natureza e especificidade da literatura infantil, tendo em vista a sua função social, ideológica e estética e a mediação necessária para a formação do leitor literário. - considerando-se o nível de correlação que se pretende, estaremos operando nos domínios dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, no estabelecimento de relações intra e extra-literárias, enfrentando a complexidade de interação de linguagens e colocando em conexão. 

Criança e linguagem: a leitura em intertextos de autoria e recepção

Áreas: 
Literatura Infantil e Juvenil
Linha de Pesquisa: 

1. Literatura Infantil e Juvenil 2. Linguagem e Educação 3. Semiótica e ciências cognitivas 4. Formação de professores 5. Literatura e Sociedade