MAURICIO SALLES DE VASCONCELOS

vasconcelosmauricio@hotmail.com

possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1994). Fez seu pós-doutoramento na New York University (período 2000-2001), desenvolvendo pesquisa transdisciplinar nas áreas de literatura, filosofia e tecnologia. Professor Livre-Docente na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). Realizou em Nova York o vídeo OCIDENTES (2001), com base em seu livro de poesia OCIDENTES DUM SENTIMENTAL (1998), uma recriação do poema "Sentimento dum ocidental", de Cesário Verde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e outras artes; crítica cultural contemporânea; poesia (sécs. XIX-XXI); literatura e transdisciplinaridade (filosofia, história, política e cultura). Coordena o projeto Vídeoliteratura junto ao Núcleo Portátil - Núcleo de Literatura, Teoria e Vídeo - (FFLCH/USP).

Lugares de Arte: Linguagens, Memórias, Fronteiras

Projeto desenvolvido pela UFMT/Faculdade de Letras, sob a coordenação de Célia Maria Domingues da Rocha Reis, concentrado na abordagem interdisciplinar da literatura, outras artes e outros domínios do saber, envolvendo o estudo da memória e a abertura de fronteiras culturais na criação contemporânea de literatura.

Videoliteratura

Produção de vídeos sobre literaturas de língua portuguesa. Em fase de edição, O ARVOREDO, em torno da poética de Marcelo Ariel. Encaminhado para o MINC para captação de recursos: MÍNIMO CINEMA (JOÃO GILBERTO NOLL).

Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa

1. Relações Literárias: Brasil-Portugal-África