Marlise Vaz Bridi

mvbridi@uol.com.br

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professora doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de São Paulo, membro de conselho editorial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, membro da associação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura de autoria feminina, ficção contemporânea e discurso literário.

Lugares Identitários nas literaturas portuguesa e brasileira
A pesquisa pretende detectar marcas identitárias que se manifestem nas Literaturas Portuguesa e Brasileira. O intuito é mapear semelhanças e diferenças que se estabeleram em obras e períodos ao longo do tempo, confrontamdo as literaturas em questão enquanto sistemas de discursos específicos e intercambiáveis. Do ponto de vista Teórico, a pesquisa será realizada à luz dos estudos identitários e das teorias do dialogismo.

Literatura Portuguesa

1. A Literatura do Século XVI 2. O dialogismo no discurso literário