Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Luiz Antonio da Silva

email: 
luizs@usp.br
Foto: 
Resumo: 

possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1975) , mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1990) , doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (1997) , pós-doutorado pela Universidad de Alcalá de Henares (2002) , pós-doutorado pela Universidad de Valencia (2006) e pós-doutorado pela Universidad de Valencia (2006) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conversação, Língua Falada, Interação, Polifonia, Preservação da face. 

Projeto: 

Análise de textos e discursos: gêneros, interação, sociocognição e ensino de língua portuguesa

Este projeto faz parte do PROCAD/NF 294/2010, estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo de tal projeto é fortalecer e desenvolver o PPGEL/UFRN, com o apoio e a parceria de Programas de Pós-Graduação já experimentados, como é o caso da PUC/SP e da USP. Para tanto, haverá um diálogo entre diversos eixos teóricos e a cooperação entre pesquisadores de linhas teóricas diferentes, mas com um denominador comum: projetos que têm por base a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros, a Análise do Discurso, a Sociolinguística Interacional e a Linguística Aplicada. Além do diálogo entre programas de pós-graduação de universidades diferentes e experimentadas, existe a meta de consolidar uma nova linha de pesquisa no PPGEL/UFRN: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa. 

Formas de Tratamento Familiar

Este projeto tem por objetivo estudar as formas de tratamento familiar no português brasileiro. Utilizando a metodologia da Sociolinguística, busca coletar, por meio de questionários, dados para a constituição de "corpus" sobre o estado atual das formas de tratamento familiar na região da Grande São Paulo e no interior do estado.

Áreas: 
Filologia e Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: 

1. Análise de textos e discursos: gêneros, interação, sociocognição e ensino de língua portuguesa