JOSÉ MARCOS MARIANI DE MACEDO

jmmmacedo@usp.br

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua grega, literatura grega e linguística indo-europeia.

Influência oriental e herança indoeuropeia na prece grega

O objetivo desse projeto é descrever, examinar e definir aquilo que na prece grega resulta da herança indoeuropeia e aquilo que decorre da influência de povos do Oriente Próximo. Pretende-se analisar os dispositivos estilísticos, estruturais e retóricos de que se vale o fiel ou o poeta para atrair a atenção da divindade e fazer seu pedido. Serão utilizados como termo de comparação os hinos da tradição indoiraniana mais arcaica, contidos no Avesta e no Rig Veda, e os hinos e as preces da tradição semítico-babilônica. Será conferido destaque, também, ao exame do material hitita, cuja dicção religiosa foi profundamente marcada pelo contato com povos adjacentes, originários de outras tradições, mas cujas preces guardam mais elementos herdados do que de início se supõe. Nesse contexto, a prece será analisada segundo os seguintes aspectos: (i) estrutura; (ii) linguagem; e (iii) contexto. A pesquisa investigará, portanto, qual a origem da prece grega, sugerindo tanto o que é inovação própria ao mundo grego quanto os aspectos que refletem costumes indoeuropeus partilhados ou são resultado de hábitos tomados de empréstimo a povos orientais contíguos. Visa-se, assim, definir quais características aproximam as preces das três tradições (grega, indoiraniana e hitita) a serem estudadas mais a fundo, delineando as especificidades de cada uma delas com base no material acumulado durante a comparação. Por fim, a pesquisa tenciona descrever aspectos estilísticos comuns da dicção religiosa de quatro tradições irmãs grega, hitita, védica e avéstica , desfazendo equívocos e esclarecendo pontos de contato da linguagem poética indoeuropeia.

Língua e Literatura Grega

Influência oriental e herança indoeuropeia na prece grega