Jaime Ginzburg

ginzburg@usp.br

Realizou estudos em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Professor Livre-docente de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, e bolsista 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi Professor Visitante CNPq na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professor Visitante na UNESP, em São José do Rio Preto. Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Como Visiting Professor, com bolsa da Fulbright Foundation, lecionou Cultura Brasileira na University of Minnesota. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente em literatura brasileira de 1930 ao presente, literatura comparada, autoritarismo, violência, direitos humanos, repressão e melancolia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira na FFLCH-USP. Participa do NADIR (Núcleo de Antropologia do Direito da USP). Integra o Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos do NEV (Núcleo de Estudos da Violência da USP).

O narrador na literatura brasileira contemporânea

Elaborar, em perspectiva histórica, uma revisão conceitual das teorias do narrador, levando em conta a diversidade das correntes críticas, em especial no que se refere à sua difusão nos estudos brasileiros. Estudar obras literárias brasileiras contemporâneas, com ênfase na análise dos narradores, procurando examinar as relações entre modos de narração e problemas contextuais, de modo a articular casos particulares e observações gerais. Caracterizar produções literárias consideradas como exemplos de gêneros híbridos cartas, testemunhos, depoimentos, crônicas. Avaliar a importância da ruptura com os gêneros tradicionais na cultura contemporânea. Discutir o problema do narrador, tendo em vista contribuições teóricas recentes, a partir de categorias das ciências humanas, levando em conta questões referentes a ética, direitos humanos e exclusão.

Subprojeto Sujeito, discurso e instituições

Estudo interdisciplinar de crítica de autoridade, no âmbito do Núcleo de Antropologia do Direito, a ser desenvolvido em articulação com o Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos..

Literatura Brasileira

1. Literatura e História 2. Ensino de Literatura Brasileira 3. Literatura e História 4. Estudos Literários 5. Literatura e outros sistemas 6. Literatura e modernidade 7. Literatura e Violência 8. Sociologia da Literatura 9. Literatura e História 10. Latin American Literary and Cultural Studies