João Angelo Oliva Neto

olivanet@pobox.com

possui graduação em Letras (Inglês e Português) pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Letras (Latim e Grego) pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor-doutor assistente da Universidade de São Paulo na Graduação em Língua e Literatura Latina e na Pós-Graduação em Letras Clássicas. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: gêneros da poesia antiga, tradução poética do grego e do latim e estudos de história da tradução de poesia greco-latina em português.

Verve - Verbum Vertere: Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos.

O grupo Verve, cadstrado no CNPq, pratica e estuda práticas de tradução de textos gregos e latinos, principalmente os da poesia. Na abordagem da poesia, o grupo privilegia o estudo dos gêneros poéticos, mormente elegia, iambo, lírica e epigrama, em primeiro lugar tal como descritos pelos autores antigos, e secundariamente com apoio dos comentadores modernos.

Língua e Literatura Latina

1. poesia clássica 2. gêneros literários