JOÃO ROBERTO GOMES DE FARIA

jgfaria@uol.com.br

possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Na Universidade de São Paulo, fez o mestrado (1981), o doutorado (1989) e a livre-docência (1999) em Literatura Brasileira. Realizou, ainda, dois pós-doutoramentos na França (1991-1993; 2003). No ano de 2000, no primeiro semestre, foi "Tinker Visiting Professor" na Universidade do Wisconsin-Madison (EUA), onde ministrou curso de pós-graduação. Atualmente, é Professor Titular de literatura brasileira da Universidade de São Paulo e Vice-Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É membro do NUPEBRAF (Núcleo de Pesquisas Brasil-França) do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, dramaturgia brasileira, história do teatro brasileiro, Machado de Assis e José de Alencar.

Formas da comédia e do cômico no teatro brasileiro do século XIX

Tendo estudado bastante o teatro brasileiro do século XIX, em especial a obra dramática de José de Alencar e dos autores da geração realista, as comédias de Machado de Assis e as idéias teatrais dos nossos principais dramaturgos, escritores, críticos e intelectuais, do romantismo ao naturalismo, pretendo aproveitar a experiência acumulada ao longo dos anos em um trabalho de cunho não só histórico, mas sobretudo crítico e interpretativo. O objeto do presente projeto de pesquisa é a comédia brasileira do século XIX, a comédia de extração popular, que conquistou a platéia de seu tempo com uma razoável variedade de formas e recursos cômicos. Estudar os procedimentos formais da comédia de costumes, da opereta, da mágica, da revista de ano e da burleta, a partir de um corpus reduzido, para aprofundar a análise e a interpretação de textos cômicos, sem esquecer o contexto social e histórico em que as peças foram escritas, eis a tarefa que me proponho realizar. Nesse sentido, fiz algumas escolhas, para evitar a dispersão e as generalizações, acreditando na representatividade dos seguintes autores e obras: Martins Pena - as comédias curtas O Judas em sábado de Aleluia e Os ciúmes de um pedestre ou o terrível capitão do mato; Artur Azevedo - a opereta Abel, Helena, deliciosa paródia de La belle Hélène, texto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy e música de Offenbach; Moreira Sampaio - a mágica A cornucópia do amor; Artur Azevedo e Moreira Sampaio - a revista de ano O Homem, calcada no romance homônimo de Aluísio Azevedo; Artur Azevedo - a burleta A capital federal, uma peça que resume todas as formas da comédia e do cômico praticadas pelos nossos comediógrafos do século XIX.

Machado de Assis e o teatro

Com este novo projeto de pesquisa, pretendo estudar o homem de teatro que foi Machado de Assis na primeira fase de sua vida literária, abordando os três domínios em que o escritor se destacou: o da crítica teatral, o da criação dramatúrgica e o da tradução. Aprofundar análises e reflexões já feitas em estudos anteriores, publicar um volume com os escritos sobre teatro do autor e escrever três ensaios são os objetivos que tenho em mente. Para a realização desses trabalhos, pretendo guiar-me por procedimentos analíticos que, do ponto de vista metodológico, contemplem um enfoque que seja historiográfico, crítico e interpretativo. O estudo das idéias teatrais de Machado, de suas comédias e traduções deverá levar em conta o contexto que estimulou o escritor a se envolver com o teatro e aspectos específicos relacionados às formas dramáticas predominantes no período. Com esse tipo de trabalho, espero também colaborar para a intensificação de pesquisas sobre o teatro brasileiro junto aos meus orientandos no curso de pós-graduação de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo.

Literatura Brasileira

1. O teatro no Brasil