Helder Garmes

helder@usp.br

Possui graduação em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1983, 1985), mestrado em Teoria e História Literária pela mesma universidade (1993), doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo, atuando especialmente nas áreas de literatura portuguesa, estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, literatura brasileira, literatura comparada, história da literatura. No primeiro semestre de 2009, esteve na Ohio State University como professor visitante e realizou estágios pós-doutorais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005), no College of Humanities da Ohio State University (2009) e na University of Leeds (2016)

Literatura goesa e as literaturas de língua portuguesa no Oriente

Pretende-se recuperar textos que um dia constituíram o que hoje podemos designar de "literatura goesa de língua portuguesa". Trata-se de um conjunto de romances, contos, poemas, crônicas, peças teatrais, entre outros gêneros, que foram sistematicamente publicados na antiga colônia portuguesa de Goa, na Índia. Desde 1961 Goa passou a constituir o Estado Indiano e deixou de ter o português como língua oficial, que passou a ser praticamente inexistiente naquela localidade. No entanto, um grande volume de textos literários goeses em língua portuguesa continuam a povoar as bibliotecas e os arquivos portugueses e goeses e precisam ser sistematizados e estudados. Além de Goa, o projeto visa à refletir sobre o contexto mais amplo das literaturas de língua portuguesa no Oriente.

Eça de Queirós: uma leitura cronológica de sua obra

O intutito desse projeto é realizar uma leitura cronológica das obras de Eça de Queiros, contemplando desde os seus primeiros textos publicados na "Gazeta de Portugal" até seus textos ditos semi-póstumos (publicados parcialmente em vida) e póstumos. O inA idéia central é não privilegiar os gêneros na leitura das obras (romances, contos, textos de imprensa, cartas etc.), mas sim procurar relacionar cronologicamente esses textos no intuito de identificar preocupações estéticas, políticas e sociais recorrentes entre eles. Apesar de se empregar a biografia do autor para identificar a linha cronológica dos textos, não se pretente tratar de questões de ordem biográfica, mas apenas de questões que colocam em primeiro plano as ídéias do escritor acerca da literatura, da arte e da realidade social e política em que vivia.

Literatura Portuguesa

1. Literatura e sociedade nos países de língua portuguesa 2.Textos, contextos, intertextos