Hélio de Seixas Guimarães

hsg@usp.br

É professor-doutor e pesquisador da Universidade de São Paulo, co-editor e membro da comissão excutiva da "Machado de Assis em linha - revista eletrônica de estudos machadianos", membro da comissão editorial e executiva da "Teresa - revista de literatura brasileira". Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, tem pós-doutorado na University of Manchester, Reino Unido. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, recepção crítica, adaptações de textos literários para cinema e televisão. Foi coordenador da área de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas no período 2007-2009 e coordenador da Seção Brasil da Latin American Studies Association (LASA) no período 2006-2009. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira na USP.

A recepção crítica da obra de Machado de Assis

O projeto propõe realizar uma história da recepção crítica da obra de Machado de Assis a partir do exame detido de alguns momentos dessa recepção, inscritos num arco temporal que vai dos contemporâneos do escritor às leituras mais recentes. A partir da sistematização da recepção crítica, e do entendimento histórico dessa recepção, o projeto busca oferecer subsídios para uma melhor compreensão da fatura literária da obra machadiana e de um melhor conhecimento dos processos culturais brasileiros, considerando-se o lugar central que o escritor e sua obra ocupam na vida intelectual desde o último quartel do século 19.

Literatura Brasileira

1.Literatura e outras artes e áreas do conhecimento 2.A ficção no Brasil