Fabiana Buitor Carelli Marquezini

fbcarelli@yahoo.com

possui Bacharelado em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1993), Licenciatura em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2003), Pós-Doutoramento pela University of Minnesota (2010) e graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1989). Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, com enfoque nas relações entre cultura e política, literatura e oralidade, literatura e cinema.

Literatura e Cinema nos Países de Língua Portuguesa

Descrição: Este projeto pretende analisar produções cinematográficas brasileiras, portuguesas e africanas de língua portuguesa em perspectiva comparada, entendendo a ficção escrita e a midiática (cinematográfica) como formas narrativas com características próprias, buscando similaridades e distinções entre elas, aprofundando o conhecimento de suas estruturas e procurando perceber como essas narrativas ficcionais em português atuam (ou não) no sentido de construção das identidades culturais das nações em que foram/são produzidas. O projeto também visa a analisar a relação entre obra literária, roteiro e filme, à medida em que estuda a obra literária enquanto ponto de partida para a elaboração de filmes nelas fundamentados.

Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa

1.Literatura e sociedade nos países de língua portuguesa 2. Relações literárias entre Portugal, Brasil e África 3. Literatura e história em Euclides da Cunha 4. Post-colonial literatures in Portuguese 5.Cinema Africano de Língua Portuguesa 6.Pesquisa bibliográfica e iconográfica