FLAVIANE ROMANI FERNANDES SVARTMAN

flaviane@gmail.com

Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Lingüística pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora na área de Filologia e Língua Portuguesa, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Suas investigações concernem ao estudo da fonologia e da fonética da língua portuguesa, com especial interesse na prosódia, na interface sintaxe-fonologia e na comparação entre as variedades brasileira e européia.

Fraseamento entoacional em português brasileiro

O projeto Fraseamento entoacional em português brasileiro , integrado ao projeto internacionalIntonational phrasing in Romance (cf. http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/intphraro.htm), tem por finalidade o estudo da estrutura entoacional do português brasileiro (doravante, PB), com base em dados do dialeto paulista. Com o desenvolvimento desse estudo, que toma como quadro teórico a Fonologia Entoacional (cf. Pierrehumbert, 1980; Beckman & Pierrehumbert, 1986; Pierrehumbert & Beckman, 1988; Hayes & Lahiri, 1991; Ladd, 1996; Jun, 2005; entre outros), pretendemos contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a gramática entoacional do PB e para uma maior compreensão do funcionamento dos sistemas entoacionais das línguas naturais.

Filologia e Língua Portuguesa

1.Análise e modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física 2.Estudos diacrônicos e sincrônicos do português