CILAINE ALVES CUNHA

Possui mestrado (1994) e doutorado (2000) em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de literatura brasileira em regime de dedicação integral, na Universidade de São Paulo (USP/ FFLCH), autora do livro "O Belo e o Disforme, Álvares de Azevedo e a ironia romântica". Atua principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, literatura brasileira, romantismo, história literária, romantismo brasileiro, Machado de Assis e naturalismo.

A Sátira Romântica". Projeto de pesquisa em RDIDP

Literatura Brasileira

1. A Poesia no Brasil: Análise da poesia romântica no Brasil, considerando o estilo sublime e a elegia na configuração de uma concepção para a história do Brasil. 2. A prosa no Brasil: Estudo da recepção crítica do conto e do romance produzidos no século XIX.