Adma Fadul Muhana

adma@usp.br

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Ex-docente da Unicamp, atualmente é professora da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética, Retórica, Literatura Portuguesa Antiga, Literatura Brasileira Colonial, Prosa e Poesia dos séculos XVI e XVII, Antonio Vieira.

O "Exame das Tradições Fariseias" de Uriel da Costa: Edição crítica, anotada, com estudo introdutório

Trata-se de propor uma edição comentada do livro de Uriel da Costa, "Exame das tradições fariseias", redescoberto no ano de 1990, quando foi encontrado um exemplar, depois de mais de trezentos anos desaparecido, na Biblioteca Real de Copenhagen, Dinamarca. É um texto relevante para o estudo dos debates teológicos na comunidade lusojudaica de Amsterdã, bem como para a diatribe em língua portuguesa no Seiscentos.

Literatura Portuguesa

1.Poéticas de expressão portuguesa 2.Textos, Contextos, Intertextos