Adriane da Silva Duarte

asduarte@usp.br

Adriane da Silva Duarte é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), com mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1993, "Palavras Aladas: As Aves de Aristófanes") e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela mesma Universidade (1998, "O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes). Em 2010 tornou-se livre-docente. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo na área de Língua e Literatura Grega, atuando tanto na graduação como na pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Grega, Teatro e Tradução, pesquisando principalmente os seguintes temas: O teatro de Aristófanes, Comédia grega antiga, Teatro grego e Cenas de reconhecimento na poesia e na prosa grega. Coordena, junto com a Profa Dra Zélia de Almeida Cardoso, o Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo". Tradutora de Aristófanes, publicou as comédias "As Aves" (SP: Hucitec, 2000) e "Duas Comédias: Lisístrata e As tesmoforiantes" (SP: Martins Fontes: 2005) e o estudo "O dono da voz e a voz do dono: a parábase na Comédia de Aristófanes" (SP: Humanitas/Fapesp, 2000). Fez parte da equipe de redatores do Dicionário Grego-Português (SP: Ateliê Editorial, 2006-2010).

Cenas de Reconhecimento na Poesia Grega

Estudo do conceito de anagnorisis em Aristóteles e sua aplicação na poesia grega, contemplando um corpus que vai dos poemas homéricos à comédia de Menandro, com ênfase na tragédia clássica.

Língua e Literatura Grega

1.Literatura Grega 2.Língua Grega 3.Literatura Grega: Teatro Greco-Romano: Comédia Antiga 4. Língua Grega