ADRIANO MACHADO RIBEIRO

adrianor@usp.br

possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988); graduação em Latim, Grego e Português pela Universidade de São Paulo (1987); mestrado em Filosofia - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001), desenvolvido com bolsa-sanduíche da CAPES na École Normale Supérieure rue d'Ulm. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na área de Língua e Literatura Grega. Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Línguas e Literaturas Clássicas e em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: sofística, poética e retórica greco-latina.

Práticas Discursivas na Grécia Clássica

O projeto propõe-se a estudar as práticas discursivas no V século a.C., centrando-se no papel então reservado aos chamados sofistas, a fim de verificar se neles há, ou não, um ensinamento voltado mais diretamente à argumentação praticada em assembéias e tribunais no período. Sendo assm, busca-se destacar a questão da pertinência de atribuir-lhes um ensino da retórica, visto que tal termo então não existisse nem, como parece, os escritos supérstites de tais autores apresentem características amiúde a eles atribuídas; com efeito, não parecem se modelar com clara finalidade persuasória, além de não se reconhecer neles explicitamente a tripartição dos gêneros aristotélica.

Língua e Literatura Latina

1.Platão e a dialética 2.A retórica latina 3.Sofística e Retórica